Coisas banais!
Maior ou não, pouco importa...ser a única, isso sim...
[Lúcia Moniz - Dizer Que Não @ Palco Sunset, Rock In Rio Lisboa 08]
Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado
Vídeo oficial para 'Underneath' o primeiro single a ser extraído do novo disco de Alanis Morissette - "Flavors Of Entanglement" - nas lojas a 02 de Junho. Concerto no RIR - Lisboa 08 a 31 de Maio.
O single 'Boca do Mundo' sai claramente ao lado do território habitual do colectivo. É daquelas pérolas que, normalmente, se guardam para fechar os discos e que, por norma, só são compreendidas e aclamadas pelos verdadeiros seguidores das bandas. Isso e o facto de não ter um refrão forte, muito embora tenha uma melodia fabulosa, representa uma péssima escolha para primeiro avanço de um álbum que tem tudo para vingar ao nível comercial.
Depois há o devaneio electrónico a que os Mesa nos têm habituado e que tem em 'Munição' o seu auge. 'Quando as Palavras' lembra 'Divagadora', enquanto 'Paladar' e 'Para Todo o Mal' têm um travo retro absolutamente irresistível, assente na toada electrónica criada por João Pedro e abrilhandada pelo timbre ímpar da voz de Mónica Ferraz.
Em 2001 nascia uma banda portuguesa com força suficiente para marcar a diferença num desinspirado panorama pop de cariz electrónico e dançável, já referenciada internacionalmente. "Para Todo o Mal" pode, ainda, não ser a obra prima que esta dupla há-de construir, mas continua a elevar os Mesa ao patamar de excelência que conquistaram, por mérito próprio, com o disco homónimo e com "Vitamina", e é a prova de que 'para todo o mal' existe, efectivamente, um bem.
in Cotonete.
Talvez porque as suas letras cruzam o privado e o global, porque contam histórias de todos os dias e, assim, devassam a nossa privacidade e a expõem sem pudor, as músicas de Mafalda Veiga são maiores do que ela própria, ultrapassam a genialidade da autora. As suas composições pertencem ao público, os «cúmplices do caminho», amigos, presentes, dedicados, com quem a cantora tem uma relação única, porque próxima, bela, porque genuína e feita de trocas. Assim, «és a maior», «és a melhor» e «és linda» foram algumas das "massagens ao ego" feitas pelos fãs à artista durante o espectáculo.
Tal como havia sido anunciado, o novo disco, porventura o melhor e o mais destemido da sua carreira, foi interpretado na íntegra. Desse chão sensorial, «que nos ampara mesmo quando parece não haver nada para nos suportar», a cativante 'Estrada', foi uma das canções mais bem recebidas, muito por culpa da irresistível sonoridade do banjo, em harmonia com os versos optimistas da letra. Bastante aplaudidos foram, também, 'Os Dias, segundo revelou a cantora, uma música «sobre a minha rua», e também 'Balançar', 'Abraça-me Bem' e a fabulosa 'Outra Margem de Mim'. Das mais antigas ouviram-se 'Uma Gota', 'Tatuagens' e 'Fim do Dia (No Lado Quente da Saudade)'. Um dos momentos altos da noite viveu-se com a apresentação de 'Cúmplices', já no primeiro encore. A música composta especificamente para o clube de fãs, em jeito de agradecimento, e incluída no disco "Na Alma e na Pele" (2003), foi cantada a uma só voz.
Para o final, num segundo regresso ao palco, ficaram reservadas as pérolas 'Um Pouco De Céu' e 'Por Outras Palavras'. O incontornável 'Cada Lugar Teu', nas palavras da autora, uma música «que me lembra muitas imagens de plateias a cantar e que é vossa», foi pedido por várias vezes ao longo do serão, mas havia de marcar os derradeiros minutos do espectáculo. Era o culminar de perto de duas horas plenas de magia e comunhão, ao som da banda sonora das vidas de muitos dos presentes e mais um patamar na consagração de uma das melhores compositoras da música nacional dos últimos vinte anos.
O alinhamento do espectáculo foi o seguinte:
Vertigem
Imortais
Vestígios de Ti
Pressinto
Uma Noite Para Comemorar
Antes da Escuridão
Faz Parte
De Mão Em Mão
Entre Perdidos e Achados
Uma Gota
Os Dias
Tatuagens
Era Uma Vez Um Pensamento Teu
Balançar
Ao Teu Redor
Estrada
Um Filme
Abraça-me Bem
Fim do Dia (No Lado Quente da Saudade)
Outra Margem de Mim
1º encore
Por Te Rever
Cúmplices
2º encore
Um Pouco De Céu
Por Outras Palavras
Cada Lugar Teu
in Cotonete
...Kiss me, oh kiss me,
If that can make it right.
Try me, find me,
Just throw them on me…
Those failed expectations…
Floods and afflictions you’re through.
Cause I just might, take them home with me...
letra completa aqui