>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

quarta-feira, maio 28, 2008

Saudade...


...do latim "solitas, solitatis, solitáte" (solidão).

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e, também, na música popular. Descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.

Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e que era bastante usada no Brasil, para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Traduz, pois, a melancolia causada pela lembrança, a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. É uma espécie de lembrança nostálgica e carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.

Uma única palavra para designar todas as mudanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa em relação às línguas românicas. Há mesmo um mito de que seja intraduzível. Porém, assim não acontece no que diz respeito à língua romena, em que existe a palavra "dor", correspondente semântico perfeito da "saudade" portuguesa. Em galego existe a mesma palavra saudade, por vezes na variante soidade. Os galegos também usam a palavra morriña ou morrinha, com um significado parcialmente coincidente. Em crioulo cabo-verdiano existe a palavra sodade ou sodadi, directamente derivada da portuguesa saudade e com o mesmo significado.

Recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução.

3 Comentários:

  • Às quarta-feira, maio 28, 2008 4:13:00 da manhã , Blogger Domus quieta disse...

    E com tantos comentários, com tantas palavras certas quero agradecer o facto de existires :P

    Depois, deixar um comentário minimamente plausivel neste post.

    O facto da palavra ser una e directamente relacionada ao "sentir falta", à ausência, à angústia de já n ter... Remete-nos directamente à postura do ser português.
    E isso é uma das poucas coisas que me fazem sentir patriota (lol, que n o sou).

    Mas a saudade é aquele sentimento que nos faz viajar no tempo, um passado que nos talhou. E é tão importante o que nos constroi como o que projectamos construir.

    A saudade é aquele sentimento que nos eleva ou outros tantos (os melhores, os que deviam ser a figura extenuante do viver).

    PS. Não percebo. Comprei mais um espelho para a minha casa sem sequer perceber onde está e se insere. Muito menos paguei para o ter. :) Obrigado :P

     
  • Às quarta-feira, maio 28, 2008 4:31:00 da manhã , Blogger Domus quieta disse...

    ah só mais uma coisa (são 4.28 da madrugada) eu n sei se no blog acontece o mesmo mas isto de ter que escrever as letrinhas para segurança é horrível... Sinto-me um deficiente (não envio um comentário à primeira) Será que é um problema meu?

    CPTLWBB - Santa paciência... ainda por cima tudo torto e pixelizado!

     
  • Às quinta-feira, maio 29, 2008 2:23:00 da manhã , Blogger WEBSHY disse...

    Saudade é a tal palavra que soa a fado...a destino e passado...que por ser tão portuguesa é dificil de traduzir...
    É a tal palavra que se sente sempre que se diz...que toca sempre que se ouve...que parece ser dita a chrorar...
    É dificil traduzir uma palavra que simboliza um povo e toda a carga das suas vidas...

    Tenho dito! :P


    PS: ahhh so para que não penses que sou uma louca, aviso já que venho aqui da parte do Domus Quieta

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial