>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

sexta-feira, abril 28, 2006

Pensamento

«A pior coisa que há na vida não é não ter conseguido, mas nunca ter tentado...»
(Franklin Roosevelt)

quinta-feira, abril 27, 2006

Pink na Europa

A cantora mais desbocada do momento vai soltar as amarras que a prendem a terras do tio Sam para nova digressão pela Europa. Falo, claro está, da menina Pink. Na bagagem, a miuda de cabelo cor-de-rosa promete trazer o álbum I'm Not Dead, o quarto disco de estúdio.
Para já Pink tem concertos agendados de Setembro a Dezembro na Suíça, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Finlândia, Gales, Irlanda, Escócia, França e Alemanha. Portugal, as usual, está fora da lista... Humpf!
Entretanto, e depois do altamente corrosivo Stupid Girls já começa a ouvir-se o Who Knew, o single novo para I'm Not Dead.
Em Maio Pink vai editar o DVD "Live In Europe", que regista um concerto em Manchester, em Maio de 2004, e inclui também um documentário sobre a vida da cantora na estrada.

Mesa deixam cair o Inverno

Mónica Ferraz
Os tugas Mesa lançaram um desafio aos fãs via mailing list: escolher o 3º single a ser extraído do álbum Vitamina. A prova era complicada e exigia alguma destreza de ouvido e uma certa dose de imparcialidade a quem os acompanha de perto e se identifica com o trabalho destes meninos...

Ainda assim a malta pôs-se à escuta e dois temas sairam vencedores neste campeonato: Deixa Cair o Inverno e Nova Calma. Como a estação do sol e calor está aí não tarda nada a banda optou por eleger Deixa Cair o Inverno para passar nas rádios e televisões. É uma musica pop-fresca com uma melodia e vibe up e despreocupada, perfeita para os meses que se avizinham!

Para os mais distraídos fica a nota de que Mónica Ferraz e companhia vão marcar presença na 2ª edição do Rock in Rio. O concerto dos "nossos" Mesa é no dia 4 de Junho, no palco Hot Stage. Antes disso há concertos já amanhã (dia 28), no Largo Sandeman, em Gaia, e no sábado (dia 29) no Auditório do Centro de Educação e Recreio, em Vagos.

terça-feira, abril 25, 2006

Momento poético


«Talvez um dia, para além dos dias, encontres o que queres, porque o queres. Então, livre de nostalgias, serás feliz...»
(Fernando Pessoa)

segunda-feira, abril 24, 2006

Love songs

Toda a gente gosta de canções de amor. E porquê? provavelmente porque as há para todos os gostos e ouvidos mais ou menos exigentes: mais rockeiras, mais chillout, body-movin', jazzy, pop-plasticas, r'n'b, soul, hip-hop, funk, latinas and so on...
Eu não fujo à regra já que, sendo addicted em musica, também gosto das canções que apelam ao sentimento e ao dispertar de emoções mais ligadas ao amor. Confesso que tenho uma certa tendência para gostar de analisar as letras ao pormenor e, por vezes, nessas pesquisas, eis que sou surpreendido com o tema "ideal", aquele que diz como nenhum outro o que nos vai na alma, o que pensamos sobre a essência das coisas...
Um belo dia, ao ver o DVD do filme A Lot Like Love, dou de caras (ou será de ouvidos?) com uma musica que me arrepia e emociona até às entranhas... Urge descobrir a quem pertence... Pois que descubro que é da autoria do britânico Matt Hayes, AKA Aqualung. Está lá tudo sobre a condição de amar, dissecado e explicado ao pormenor: desde o medo e o desacreditar em novas pessoas por termos sido magoados; passando pelo congelar de sentimentos à conta das desilusões; até ao desabrochar de mil e uma novas formas de sentir causadas por um novo alguém que consegue, como que por magia, "arrancar-nos" do estado de letargia em que nos encontravamos; sem esquecer o pormenor do sol que brilha na alma de todos nós quando nos deparamos com o amor verdadeiro...
Uma melodia unica, uma letra fabulosa sobre o amor elevado a magia e capaz, por si só, de curar os corações dilacerados...
Still, love will remain a mistery... Impossível de explicar, passível de se sentir...
.
I never understood before
I never knew what love was for
My heart was broke, my head was sore
What a feeling
.
Tied up in ancient history
I didnt believe in destiny
I look up you're standing next to me
What a feeling
.
What a feeling in my soul
Love burns brighter than sunshine
Brighter than sunshine
Let the rain fall, I don't care
I'm yours and suddenly you're mine
Suddenly you're mine
And it's brighter than sunshine
.
I never saw it happening
I'd given up and given in
I just couldn't take the hurt again
What a feeling
.
I didn't have the strength to fight
Suddenly you seemed so right
Me and you
What a feeling
.
What a feeling in my soul
Love burns brighter than sunshine
It's brighter than sunshine
Let the rain fall, I don't care
I'm yours and suddenly you're mine
Suddenly you're mine
.
It's brighter than the sun
It's brighter than the sun
It's brighter than the sun, sun, shine
.
Love will remain a mystery
But give me your hand and you will see
Your heart is keeping time with me
.
What a feeling in my soul
Love burns brighter than sunshine
It's brighter than sunshine
Let the rain fall, I don't care
I'm yours and suddenly you're mine
Suddenly you're mine
.
I got a feeling in my soul ...
(Aqualung - Brighter Than Sunshine)

sábado, abril 22, 2006

Devaneios nova-iorquinos

Sex And The City :: Sábado e Domingo :: 23h :: Sic Mulher

sexta-feira, abril 21, 2006

Madonna crucificada on stage

Nunca fui addicted em Madonna. Ainda assim confesso que comecei a ouvir a sra com alguma atenção desde o mui aclamado e galardoado Ray Of Light.
No ultimo disco a Material Girl rendeu-se às bolas de espelhos e a sons mais retro bastante audíveis. Agora fala-se na digressão promocional dessas Confessions On A Dance Floor e há uma nova polémica no ar: diz-se que os concertos vão começar com a descida da cantora até ao palco "crucificada" numa cruz de diamantes (tinha que ser em grande estilo, ou não estivessemos a falar de Madonna...).
De acordo com algums tablóides britânicos, o crucifixo gigante é composto por diamantes e cristais da Swarovski e terá custado mais de oito milhões de euros (uns meros trocos para a Sra Ritchie, portanto!).
A norte-americana desvairada e desbocada (nos últimos tempos bastante mais contida) tem de resto um currículo sobejamente conhecido na arte de provocar: quem não se lembra, por exemplo, do vídeo de Like a Prayer que, em 1989, deixou alguns católicos para lá de furiosos, ou do clip de American Life, com alusões claras à intervenção militar americana no Iraque, ou ainda das imagens censuradas de Erotica e do carro conduzido a alta velocidade por Madonna no videoclip da remistura de What It Feels Like For a Girl...
E agora pergunto eu: Madonna my dear, que tal se viesses provocar os tugas com um ou dois concertos? Digam lá que não ia ser do best?

quinta-feira, abril 20, 2006

Believe or not believe?

Sempre acreditei em almas gémeas, sempre pensei que seria possivel que existisse alguém que fosse a nossa outra metade e que o dificil seria encontrar essa pessoa. Seria algo assim como achar agulha em palheiro...
Depois vêem os desencantos, aparecem pessoas que consideramos a outra metade da nossa laranja e, com o passar do tempo, apercebemo-nos do quão errados estavamos... É então que começamos a deixar de acreditar! Desilusão após desilusão passamos a acreditar cada vez menos na existência da tal pessoa, desse ser humano algo iluminado capaz de amar com a mesma intensidade as nossas virtudes e defeitos para todo o sempre!
No fundo tudo não passa de um jogo de probabilidades... Serão essas probabilidades altas, baixas? We'll never know... Mas é pra ficarmos a saber que continuamos a tentar? Right?
Outra questão... Será uma utopia acreditar em amores eternos? Ou a nossa everyday life é mesmo feita de uma sucessão de ligações mais ou menos duradouras?
.
All I know is everything is not as it's sold
But the more I grow the less I know
And I have lived so many lives though I'm not old
And the more I see, the less I grow
The fewer the seeds the more I sow
(...) I wish I hadn't seen all of the realness
And all the real people are really not real at all
The more I learn the more I cry
(...) All of the things we want each other to be we never will be
And that's wonderful, and that's life
And that's you, baby
This is me, baby
And we are, we are, we are, we are
Free In our love
We are free in our love
(Nelly Furtado - Try)

quarta-feira, abril 19, 2006

Sometimes I think...

... is this all worthless?

Addicted to:

...You're cinematic razor sharp,
A welcome arrow through the heart,
Under your skin feels like home,
Electric shocks on aching bones,
.
Give me a chance to hold on,
Give me a chance to hold on,
Give me a chance to hold on,
Just give me something to hold on, to,
.
It's so clear now that you are all that I have,
I have no fear cause you are all that I have,
It's so clear now that you are all that I have,
I have no fear cause you are all that I have,
.
There is a darkness deep in you,
A frightning magic I cling too...
(Snow Patrol - All I Have)
.
letra completa aqui

Todo o ser humano...

... tem a sua dose de insegurança!

terça-feira, abril 18, 2006

Porque será que...

... as pessoas insistem em falar sobre o que não sabem e apregoar verdades que julgam absolutas sobre assuntos ou outras pessoam que, muitas vezes, desconhecem?
Fará isto parte da condição humana?
Teremos todos nós nos nossos genes, na nossa essência, uma dose, mais ou menos apurada, de alcoviteiros, que nos leva, quase inconscientemente, a falar com terceiros sobre segundos, quartos, quintos e sextos, mesmo que, por vezes, não conhecamos nenhuma das personagens da história?
Creio que não haverá resposta para estas questões e que tudo isto é algo inevitável e inerente à everyday life... Mas que isto me faz confusão, faz!
Resta-me acreditar que a verdade sempre prevalecerá!

Estreia


Série 5 :: dia 24 Abril 06 :: 22h30 :: 2:

segunda-feira, abril 17, 2006

Amizade


"Miranda, a amizade não dura 40 anos, é preciso investir nela!"
(Sarah Jessica Parker, a Carrie com um discurso "amigo-dependente" para Miranda [Cynthia Nixon], em Sexo e a Cidade)

domingo, abril 16, 2006

Musicology recomenda:

BELLE AND SEBASTIAN - The Blues Are Still Blue: grande som! Está no novo álbum da banda, The Life Pursuit.
.
JAMIE CULLUM - Photograph: umas das musicas absolutamente deliciosas do disco "Catching Tales".
.
SHERYL CROW & STING - Always On Your Side: duas grandes vozes, uma grande musica. Faz parte da edição especial do álbum Wildflower, o ultimo de Sheryl Crow.
.
SNOW PATROL - You're All I Have: É um must esta musica. Serve de aperitivo para "Eyes Open", o novo CD destes rapazes.
.
ZERO 7 ft. JOSÉ GONZÁLEZ - Futures: sempre me identifiquei com o som nostálgico e melancólico dos Zero 7. Está quase aí a chegar o terceiro álbum do colectivo. Vai chamar-se The Garden e tem edição agendada para Maio. Este é o single de avanço.

Happy Easter...

... 2 u all!

sábado, abril 15, 2006

Será?

"O amor faz-nos comer e engordar e passear e fazer sexo. A dor obriga-nos a levantar e a fazer uma merda qualquer".
(Pink, cantora altamente desbocada de cabelo cor-de-rosa)

sexta-feira, abril 14, 2006

Late night # 2

Smallville :: todos os dias :: depois das 4 AM :: RTP1

Late night # 1

Charmed :: todos os dias :: depois das 4 AM :: TVI

quinta-feira, abril 13, 2006

Diz-se por aí...

... que se deve pensar positivo para atrair coisas positivas!
Será que isto funciona?

Estreia nacional: Inside Man


Clive Owen, Denzel Washington, Jodie Foster e Willem Dafoe juntam-se para um thriller com realização assinada por Mr Spike Lee.
Deveria ser o assalto perfeito a um banco de Nova-Iorque, mas nada é o que parece e ninguém é o que aparenta ser...
.
Foto 1: Clive Owen; Foto 2: Jodie Foster e Denzel Washington.

quarta-feira, abril 12, 2006

Obsession

"O amor é algo que comanda toda a humanidade. É a maior obsessão da humanidade".
(Brian Molko, frontman dos Placebo)

Em cartaz: V For Vendetta



Londres. Futuro. Um regime totalitário. Uma jovem mulher, Evey, (Natalie Portman), é salva de uma situação complicada de vida ou morte por um homem mascarado (Hugo Weaving), que se identifica apenas como "V".
Este tipo da máscara revela ser bastante carismático e detentor de uma grande dose de talento e astúcia extraordinários para a arte do combate. E o que combate V: a tirania e opressão instaladas. V quer devolver ao cidadão comum o poder de decisão, a liberdade de expressão, a voz activa na sociedade que foi roubada pelos governantes.
Muito por força das circunstâncias, Evey acaba por se aliar a V e juntos levam avante o plano do primeiro para devolver a justiça e liberdade num mundo tomado de assalto pela corrupção, crueldade e falta de tolerância...
Mais uma grande interpretação de Natalie Portman, num filme que, embora sendo muito bom, fica algo aquém das expectativas… Falta alguma espectacularidade, falta uma carga emocional colectiva mais densa, falta qualquer coisa que impede este filme de brilhar tanto como merece! Até a cena em que cortam o cabelo a Evey está, na minha opinião, mal aproveitada… Ainda assim é uma película acima da media e vale a pena ver!

terça-feira, abril 11, 2006

Afinal..

...ainda há pessoas que têm a nobre capacidade de reconhecer que erraram e de pedir desculpa... Com alguma humildade e uma certa dose de arrependimento à mistura admitem que estiveram mal, pedem pra passarmos uma borracha sobre o assunto e dizem "let's move on together!". Isto é sinónimo de quê? Espero que seja sinónimo de mudança, um sinal de que alguns erros cometidos no passado não são dignos de repetição! Let's wait and see!

Undercolors Spring/Summer 06'



Mais teasers em www.benetton.com.
Warning: visitar este site é altamente perigoso! Pode criar habituação!

Usar e abusar


Nota: no Brasil este projecto já existe há 10 anos e as verbas angariadas já permitiram a construção de um hospital. Saibam mais em www.lanidor.com.

segunda-feira, abril 10, 2006

As ideias


As ideias são à prova de bala!
(in V For Vendetta)

Music

Music is power
let it flow through your mind
yeah just like a flower
yeah in a deep sunshine...
...music is power
it eases your soul
rockin like a cradle
it wont let you go
if the melody's timeless
it won't let you down
and baby you're moving
submit to the sound...
...music is a mentor
unwinding your head
music is the question
to things unsaid...
.
(Richard Ashcroft - Music Is Power)

domingo, abril 09, 2006

The Simpsons no cinema

Aquela que é porventura uma das séries de televisão mais populares de sempre dos Estados Unidos vai dar um salto para o grande ecrã. Simpsons - The Movie tem estreia agendada nos cinemas para Julho de 2007.
A série de animação criada por Matt Groening foi para o ar pela primeira vez em 1989.
Homer, Bart e companhia lda vão continuar a fazer as travessuras do costume pelo menos até 2008, isto porque a Fox já comprou mais duas temporadas.

sexta-feira, abril 07, 2006

Musicology recomenda:




..
..
AIMEE MANN - Dear John: single de avanço para o disco "The Forgotten Arm", o quinto desta menina. São 12 canções que contam a história de John e Caroline, que se conhecem, apaixonam e resolvem fazer uma viagem pelos States.
.
EDITORS - All Sparks: é uma das bandas de eleição do Musicology para 2006. Esta é o single novo para o disco "The Black Room".
.
KEANE - Snowed Under: está quase aí disco novo do colectivo britânico que vai passar pelo próximo Super Bock Super Rock na mesma noite em que actuam os Editors, Cult e dEUS. Este é o lado b do single Somewhere Only We Know. Quanto ao álbum novo, vai chamar-se Under The Iron Sea e tem edição agendada para dia 12 de Junho.
.
LENNY KRAVITZ - Breathe: musica nova do norte-americano. Várias mixes dste tema estão a ser utilizadas na ultima campanha da Absolut Vodka. Numa altura em que tanto se fala em downloads, fiquem a saber que podem sacar o tema legalmente (lol) no site Absolut Ktavitz, onde podem também ver o vídeo.
.
LUCIA MONIZ - Leva-me Pra Casa: tema-título do ultimo álbum da cantora e actriz que à conta de um cavaquinho conseguiu a melhor classificação portuguesa de sempre no Eurovision Song Contest (6º lugar).

quinta-feira, abril 06, 2006

O que fazer?!?

O que fazer quando não sabemos se uma pessoa foi ou não honesta e verdadeira connosco? Como saber se construímos uma relação sobre mentiras ou verdades que não eram bem como se mostravam à partida? O que pensar quando olhamos para trás e nos sentimos enganados ou ficamos na duvida? Será que fomos burros, distraídos, pouco perspicazes? Bom, provavelmente o melhor a fazer será seguir em frente idiferente e não pensar mais no assunto
E quando uma pessoa com quem tivemos uma relação, mais ou menos forte, curta ou duradoura, continua a ser especial, ainda que de outra forma, e lho queremos demonstrar, queremos mostrar-nos disponíveis, dizer "hey, estarei aqui se e quando precisares!"? Bom se a pessoa não nos dá uma hipótese de continuar a fazer parte da nossa vida, provavelmente é porque não é digna da nossa amizade e preocupação! Corrijam-me caso esteja enganado!
.
...And the hardest part was letting go, not taking part You really broke my heart...
(Coldplay - The Hardest Part)

quarta-feira, abril 05, 2006

Six Feet Under

Série 4 . de 2ª a 6ª feira . 2: . 0:15

10 filmes para 2006

1. MARIE-ANTOINETTE
:: Drama
de Sophia Coppola, com Kirsten Dunst e Jason Schwartzman.
Biografia de Maria Antonieta (Kirsten Dunst), rainha da França no século XVIII, esposa do rei Luís XVI e vítima ilustre da guilhotina em plena Revolução Francesa.
.
2. INSIDE MAN
:: Thriller
de Spike Lee, com Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster e Willem Dafoe.
Um laureado detective da policia de Nova Iorque (Denzel Washington) enfrenta um caso muito complexo: um brilhante assaltante (Clive Owen) mantém sequestradas dezenas de pessoas num banco. As negociações para acabar com esta situação de crise passam pela intervenção de uma advogada (Jodie Foster) com interesses ocultos.
.
3. LADY IN THE WATER
:: Fantástico
de M. Night Shyamalan, com Bryce Dallas Howard e Paul Giamatti.
Após resgatar uma misteriosa jovem (Bryce Dallas Howard) dos perigos de uma piscina, o humilde encarregado de um edifício (Paul Giamatti) descobre que a rapariga é uma ninfa de conto de fadas que tenta regressar ao seu mundo. Pouco a pouco, o protagonista e o resto da vizinhança descobrirão que afinal não estão tão afastados da jovem como julgam.
.
4. ZODIAC
:: Thriller
de David Fincher, com Jake Gylenhaal e Robert Downey Jr.
Nas décadas de 60 e 70, um assassino em série designado Zodiaco aterrorizou os habitantes de São Francisco. Ante a nula habilidade da polícia para descobrir a sua identidade, dois jornalistas (Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr.) enfiam o seu grão de areia numa investigação que nunca chegou a bom porto.
.
5. RUNNING WITH SCISSORS
:: Comédia Dramática
de Ryan Murphy, com Annette Bening, Joseph Cross e Gwyneth Paltrow.
Augusten Burroughs (Joseph Cross), cujo romance autobiográfico adapta o filme, recorda a sua infância, marcada pela turbulenta relação que mantém com a mãe (Annette Benning), uma mulher com um comportamento bipolar.
.
6. ALL THE KING'S MEN
:: Drama
de Steven Zaillian, com Sean Penn, Jude Law, Kate Winslet, Mark Ruffalo e Anthony Hopkins.
Willie Stark (Sean Penn) é um popular (e populista) político sulista. Tão honesto como medíocre, Stark chegará ao topo do sistema, mas a sua falta de personalidade não impedirá que caia na espiral de cobiça e corrupção inerentes ao poder.
.
7. LUCKY YOU
:: Drama
de Curtis Hanson, com Eric Bana e Drew Barrymore.
As mesas de jogo de Las Vegas tornam-se o inferno particular de Huck Cheever (Eric Bana), que tenta acabar com os seus próprios demónios ao mesmo tempo que procura ser o novo campeão do Mundial de Póquer.
.
8. THE DA VINCI CODE
::Thriller
de Ron Howard, com Tom Hanks e Audrey Tautou.
O assassínio de um velho conservador do Museu do Louvre coincide com a viagem a Paris de um famoso historiador (Tom Hanks) que, sem saber bem como, se vê no epicentro do crime e de um complô que não escusa de resposabilidade as mais altas instancias da Igreja Católica. É a adaptação ao cinema do romance de Dan Brown, cujos direitos custaram à Sony a fortuna de 4,8 milhões de euros.
.
9. SUPERMAN RETURNS
::Aventuras
de Bryan Singer, com Brandon Routh, Kevin Spacey e Kate Bosworth.
Após uma misteriosa ausência de vários anos, o Homem de Aço volta à Terra. Velhos inimigos e antigos amores cruzar-se-ão na sua nova vida.
.
10. WORLD TRADE CENTER
::Drama
de Oliver Stone, com Nicolas Cage, Michael Peña, Maria Bello e Maggie Gyllenhaal.
A 11 de Setembro de 2oo1 Nova Iorque sofreu um dos piores pesadelos da sua história quando dois aviões chocaram contra as Torres Gémeas. Dois polícias (Nicholas Cage e Michael Peña) tentam, como tantos outros cidadãos e funcionários, ajudar como podem nos arredores da zona sinistrada.
.
*Fonte: Premiere

terça-feira, abril 04, 2006

Estreia


Donas de Casa Desesperadas - II Série
Hoje . 24h . SIC

Worldwide dancefloor

É oficial, Madonna vai sair em digressão! Por mais que se queira, não dá para passar ao lado disto. A CONFESSIONS TOUR arranca a 21 de Maio em Los Angeles. Depois tem passagens já confirmadas por outros spots dos States, Canada, Europa e Japão. Para já, não há concertos agendados em terras lusas, mas nada de tristezas porque é bem possivel que ela volte cá! Entretanto, está para sair o DVD com o concerto da Re-Invention Tour no Pavilhão Atlântico.
Sobre a tour actual Madona diz apenas: “I'm going to turn the world into one big dance floor”... Mais palavras para quê? Aqui fica o calendário da digressão:
.
América do Norte:
Maio 21 Los Angeles Forum
Maio 27 Las Vegas MGM Grand Garden Arena
Maio 30 San Jose HP Pavilion
Junho 5 Fresno Save Mart Center
Junho 8 Phoenix Glendale Arena
Junho 14 Chicago United Center
Junho 21 Montreal Bell Centre
Junho 25 Hartford Civic Centre
Junho 28 New York Madison Square Garden
Junho 29 New York Madison Square Garden
Julho 06 Boston TD Bank Garden
Julho 12 Philadelphia Wachovia Center
Julho 16 Atlantic City Boardwalk Hall
Julho 22 Miami American Airlines Arena
.
Europa:
Julho 30 Cardiff Millenium Stadium
Ago. 1 London Wembley Arena
Ago. 3 London Wembley Arena
Ago. 6 Rome Olympic Stadium
Ago. 20 Dusseldorf LTU Arena
Ago. 22 Hannover Niedersachsen
Ago. 24 Horsens (Denmark) Forum Horsens Outdoor
Ago. 27 Paris Bercy Stadium
Ago. 28 Paris Bercy Stadium
Set. 3 Amsterdam Arena
.
Saibam tudo sobre a digressão da Material Girl no site oficial da tour.

domingo, abril 02, 2006

Que filme sou?



Você é "Imensidão Azul" de Luc Besson. Você é sonhador, único. Muito sublime e encantador.

Faça você também Que bom filme é você?
Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia

sábado, abril 01, 2006

Maybe...

...Maybe truth, maybe lies
Made me want you
Maybe dumb, maybe wise...?
I don't know...
(Skye - Love Show)

Em Cartaz: Memoirs Of a Gueisha


Japão, 1929: duas irmãs pertencentes a uma familia imensamente pobre são vendidas. Uma delas, a pequena Sayuri, é levada para uma okiya (casa de Gueixas). Além de ter sido separada da irmã, Sayuri é vítima da maldade e inveja da Gueixa Hasumomo que, ciente da beleza e potencial da criança, cedo começa a conspirar para evitar que a miuda venha a tornar-se uma Gueixa.
Enquanto chora e se lamenta por ter sido afastada de quem lhe era mais querido, Sayuri cruza-se com um homem (o administrador) cuja gentileza dá um novo sentido à sua triste existência e, inesperadamente, lhe dá a motivação e energia necessárias para que ela queira transformar -senuma Gueixa. Com que objectivo? Cruzar-se de novo com o administrador... Para isso conta com a preciosa ajuda, protecção e orientação da Gueixa Mameha, que a inicia no mundo mágico e lendário das Gueixas...
Mas afinal o que é uma Gueixa? Em japonês Guei significa arte. As Gueixas mais não são do que artistas, desde tenra idade sujeitas a uma educação e disciplina rigorosas: aprendem a danças, cantar, tocar instrumentos, colocar a maquilhagem e o kimono e é suposto que tenham o dom de conversar e que não se apaixonem nunca...
Em Memorias de Uma Gueixa dissecam-se todos os rituais de transformação de uma menina/mulher numa Gueixa. Acima de tudo, o filme é uma história de amor, um amor intenso entre Sayuri e o administrador, que os dois não podem viver livremente... Não podem viver, mas são livres de o sentir...