>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

sexta-feira, maio 27, 2005

Rock à beira Tejo...

Começa hoje mais uma edição, a 11ª, do Super Bock Super Rock, novamente com um dos melhores cartazes da temporada.
Pelo Parque Tejo, junto ao Parque das Nações, em Lisboa, vão passar os Incubus, Moby, The Hives, The Prodigy, New Order, Black-Eyed Peas, Audioslave e os portugas Blind Zero, Blasted Mechanism, Primitive Reason e The Gift, entre muitos outros.
A bilheteira do festival funciona das 10h da matina até ao final dos concertos, o recinto abre às 3h da tarde e os concertos arrancam às 5h.
Os bilhetes para o SBSR custam 75 euros (passe 3 dias) e 38 euros (Bilhete 1 dia) e estão à venda no Multibanco, Fnac, Ticketline, Abep e Alvalade.
Aí fica o cartaz...



Dia 27 de Maio

Palco Super Bock Super Rock
The Prodigy
System of a Down
Incubus
The Eighties Matchbox B-Line Disaster
Louie

Palco Quinta dos Portugueses Worten
Blasted Mechanism
The Temple
Primitive Reason
Tara Perdida
Black Sunrise
Bizarra Locomotiva


Dia 28 de Maio

Palco Super Bock Super Rock

Moby
New Order
The Black Eyed Peas
The Hives
Turbonegro
Flipsyde

Palco Quinta dos Portugueses Worten
The Gift
Loto
Expensive Soul & Jaguar Band
Fonzie
Easyway
Boss AC
Blend


Dia 29 de Maio

Palco Super Bock Super Rock
Marilyn Manson
Audioslave
Iggy & The Stooges
Slayer
Mastodon
Wednesday13

Palco Quinta dos Portugueses Worten
Blind Zero
WrayGunn
Bunnyranch
Ramp
More Than 1000

quinta-feira, maio 26, 2005

Natalie com novo single

Já é oficial, a faixa titulo do novo álbum de Natalie Imbruglia, "Counting Down The Days", vai ser o segundo single a sair do disco.
Houve quem chegasse a dizer que seria "Sanctuary", de resto uma excelente aposta para o verão... Mas a verdade é que a escolha recaiu sobre "Counting Down The Days". Podem confirmar isso mesmo no site oficial da cantora australiana.
A edição do novo single está agendada para dia 25 de Julho.
É de referir que, só na semana de lançamento, o novo álbum da pequena Natalie vendeu mais de 40.000 cópias e entrou directamente para a primeira posição da tabela de vendas de vários países.

segunda-feira, maio 23, 2005

Kick it miuda!

As últimas noticias são animadoras: correu bem a operação de Kylie Minogue.
A intervenção cirurgica foi feita na passada sexta-feira, no Hospital St. Frances Xavier Cabrini, em Melbourne, na Austrália.

A pequena Minogue encarou a doença de frente e está ansiosa por poder levar a Show Girl Tour para a estrada... Os fãs querem ver a diva a 100% e a fazer o que melhor sabe...
So, come back soon, Kylie!

quinta-feira, maio 19, 2005

Força Kylie!

A noticia apanhou o mundo de surpresa e deixou a Austrália paralizada: Kylie Minogue tem cancro da mama!
A doença foi diagnosticada esta semana à cantora e actriz e está ainda num estado precoce.
A estrela maior da constelação australiana vai agora submeter-se a tratamento imediato, o que obrigará a que a Showgirl Tour fique em stand-by.
Kylie já sossegou os fãs e fez saber que vai estar de volta breve. É o que todos esperamos....
O que é certo é que, depois de Anastacia, é agora a vez da pequena Minogue voltar a centrar as atenções do planeta no cancro da mama. Vamos torcer por uma recuperação rápida de Kylie e para que a quantidade de noticias que têm circulado nos media se convertam em mais e mais rastreios à doença...

sexta-feira, maio 13, 2005

Sob escuta...

Aqui fica uma lista de músicas que "esbarraram" comigo nos últimos dias:

Billy Corgan – Walking Shade
Boss AC – Hip Hop (Sou Eu És Tu)
Daniel Powter – Bad Day
Destiny’s Child - Girl
Foo Fighters - Best Of You
Gavin Degraw – I Don’t Want To Be
Gorillaz – Feel Good Inc
Joss Stone - Spoiled
KT Tunstall – Black Horse & The Cherry Tree
Lulla Bye – Hey Sir
Melanie C - Next Best Superstar
Moby – Raining Again
Natasha Bedingfield - I Bruise Easily
Pitty – Admirável Chip Novo
Queens Of The Stone Age – Little Sister
Squeeze Theeze Pleeze – Hi Hello
Tori Amos – Sleeps With Butterflies
Turin Brakes – Fishing For a Dream
Within Temptation – Memories

Umas gosto mais, outras menos, mas o que é certo é que ficaram todas no ouvido. Se tiverem um tempinho façam uma pesquisa e tirem as vossas póprias conclusões. Há para todos os gostos...

quarta-feira, maio 11, 2005

A kind of magic

A aula estava marcada para a Noite de Ciências e Tecnologia. A Universidade marcou presença em peso e inundou o recinto do Queimódromo como nunca se viu...
Alanis Morissette chegou e começou a lição com oito passos simples. Qual furacão, apoderou-se do palco, da multidão e do Mondego, que corria calmo mesmo ali ao lado.
Dez anos depois, os clássicos de "Jagged Little Pill" continuam a ser os pontos altos de cada concerto da canadiana. E ela fez questão de sacar da harmónica para cantá-los a todos: de "All I Really Want" a "Hand In My Pocket", passando pelo hino "You Learn", pelo girl-power provocativo que é "You Oughta Know", pelo obrigatório "Head Over Feet" e pelo inesperado "Wake Up".
Faltou, talvez, um pouco mais de diálogo da parte da diva, ou não... Até porque Alanis parecia estar em comunhão com a estudantada que assistia, ora letárgica, a beber o sumo de cada nota musical tocada e cada palavra cantada, ora em êxtase, a vibrar de forma explosiva...
De guitarra em punho, a pequena canadiana mostrou que ainda sabe, e bem, o que é rock no feminino.
A maior supresa de todo o concerto terá sido, porventura, "Sister Blister", uma das faixas incluídas no CD audio que acompanha o DVD "Feast On Scraps", mas foi com "Uninvited" que Alanis atingiu o momento mais mágico da noite.
Já no encore, "Ironic" foi cantado a uma só voz e "Thank You" fechou o serão em jeito de agradecimento mútuo.
Morissette disse "presente", cantou, tocou, dançou e encantou os futuros doutores com a sua performance. No final, ambas as partes passaram a prova com louvor e distinção...

terça-feira, maio 10, 2005

Alanis: o alinhamento

Para fazer um pouco de inveja a quem não foi... deixo aqui o alinhamento do concerto. Mais logo escrevo um post a contar tudo! Só vos digo que foi absolutamente mágico...

Eight Easy Steps
All I Really Want
Hands Clean
Excuses
Perfect
Head Over Feet
21 Things I Want In A Lover
You Learn
Sister Blister
Hand In My Pocket
So Pure
Everything
You Oughta Know
Uninvited

Encore:
Wake Up
Ironic
Thank You

segunda-feira, maio 09, 2005

É hoje! É hoje!

Alanis Morissette sobe hoje à noite ao palco da Praça da Canção, naquela que promete ser a noite mais concorrida da edição deste ano da Queima de Coimbra.
A cantora canadiana é a cabeça de cartaz da Noite de Ciências e Tecnologia, com a primeira parte do concerto entregue aos portugas Blister e Squeeze Theeze Pleeze
Vai ser um prazer ouvir a pequena Alanis com o Mondego a servir de cenário…

Alanis: a breve história

Corria o ano de 1995 quando um cd-single com uma rapariga a beijar um sapo na capa começou a fazer furor nos quatro cantos do planeta. Era a nova aposta da editora Maverick: uma rapariga desbocada de 21 anos, cabelos longos e guitarra em punho. O single em questão chamava-se ‘You Oughta Know’ e pôs a aldeia global em alvoroço a falar de Alanis Morissette.
Ao contrário do que muitos pensam, a carreira de Morissette, não começou aqui: aos dez anos integrou o elenco de ‘You Can´t Do That On TV’ um programa infantil da televisão canadiana; aos 17 editou o álbum ‘Alanis’ e um ano depois ‘Now is the Time’. Ambos os registos atingiram um sucesso assinalável no país de origem da cantora.
Algum tempo depois, a menina-prodígio viajou para Los Angeles, onde conheceu o produtor Glen Ballard. A química entre os dois foi imediata e desta colaboração nasceu ‘Jagged Little Pill’, um álbum que rapidamente se tornou um fenómeno de vendas e popularidade. “You Oughta Know” abriu caminho para o sucesso e “Hand In My Pocket’, “All I Really Want”, “Ironic”, “You Learn” e “Head Over Feet” seguiram o mesmo trilho.
Alanis começa então uma longa digressão mundial que se estende por mais de dois anos. ‘Jagged’ rende vários grammys, vende cerca de 30 milhões de cópias em todo o mundo e a sua autora transforma-se na primeira mulher na história da música a atingir este feito com um disco de estreia (não me perguntem porquê, mas apesar de não ser a primeira edição da cantora, é assim que é considerada…).
No final da digressão, Alanis está assustada com todo este sucesso e faz uma pausa de mais de um ano na India.
Em Novembro de 1998, depois de ter emprestado "Uninvited" à banda-sonora de "City of Angels", chega às lojas ‘Supposed Former Infatuation Junkie’, um disco com temas mais elaborados e adultos. Músicas como ‘So Pure’, ‘Joining You’, 'Unsent' e, sobretudo, ‘Thank You’ ditaram o sucesso do álbum. Seguiu-se um ‘Unplugged’ para a MTV, que revelou uma Alanis mais calma e introspectiva; passagens pelo teatro, cinema (no filme "Dogma") e televisão (na série "Sex And The City"); e a edição de ‘Under Rug Swept’, que marcou o regresso ao pop-rock provocativo de ‘Jagged Little Pill’.
Em meados de 2004 a pequena Morissette voltou à carga com "So Called Chaos", aquele que é talvez o seu álbum mais consistente, possivelmente devido à estabilidade emocional que entretanto encontrou...
Já na calha tem um "Best Of" e a re-edição de "Jagged Little Pill", dois presentes para os fãs e uma forma de assinalar 10 anos de carreira.
Venham mais 10...e mais 10... e mais 10...

domingo, maio 08, 2005

Dragão N*E*R*D* voa alto no Porto

N*E*R*D* - No One Ever Really Dies...

Faltavam 10 minutos para as 11H da noite quando os N.E.R.D. tomaram de assalto o palco, para o último concerto do Festival 24 TMN no Porto.

Em pleno Estádio do Dragão, a banda norte-americana reduzida a dois elementos, devido à ausência de Chad Hugo, bombardeou os presentes com os temas poderosos de "In Search Of" e "Fly Or Die", os dois álbuns que editaram até agora.

Apesar de alguns problemas vocais de Pharrel, o espectáculo foi cerca de uma hora de explosões ininterruptas e avassaladoras, piropos e provocações para as miúdas, e uma união constante com o público, que vibrou com cada tema: de "Lapdance" a "Maybe" passando por "Jump" e , claro, pelo obrigatório "She Wants To Move", cantado em uníssono pela banda e assistência e com direito a uma incursão por "Another One Bites The Dust", o clássico dos Queen.

Pelo meio Pharrel Williams sossegou os fãs, ao dizer que a banda está para durar e, ainda antes dos últimos acordes, desceu ao relvado e cumprimentou algumas pessoas. Eu e a minha amigalhaça Ana fomos contemplados com o bonito, e inesperado, gesto. (Espero que já tenhas lavado a mãozinha miúda!!!)

A ausência de Chad Hugo foi sentida, mas Shay e Pharell encheram o palco e e as medidas de quem assistiu ao concerto e dominaram por completo o Estádio, não com a tripla, mas com a dupla vibe N.E.R.D.iana...

sexta-feira, maio 06, 2005

É a Queima Srs... É a Queima!

A festa dos estudantes da mais antiga universidade do país começou, como sempre, com a Monumental Serenata da praxe.
Vai ser uma semana de festarola e os excessos do costume, se bem que, este ano, a grande aposta da Comissão Organizadora é em gente sóbria. Esperemos que passe da intenção...
O que é certo é que na altura da folia académica ninguém faz contas. Num cálculo rápido, uma ida aos 8 dias da Queima de Coimbra pode custar tanto como meio ano de propina mínima.
Um apreciador de cerveja bebe, no mínimo, 5 imperiais por dia... ou noite... A 1 euro cada uma, no final da festa terá gasto pelo menos 40 euros.
Bem, mas vou acabar com o discurso, porque a Queima é mesmo para curtir à brava...
Alanis Morissette, Cake, Eagle-Eye Cherry, Da Weasel, Clã, Blind Zero, Blasted Mechanism e Pedro Abrunhosa, entre muitos outros, são as apostas para o cartaz deste ano das Noites do Parque.

quinta-feira, maio 05, 2005

Lenny doa guitarra

O norte-americano Lenny Kravitz doou uma guitarra para uma campanha contra a fome no Brasil.
Durante a última digressão pelo país dos contrastes o músico cedeu o instrumento de trabalho para um leilão organizado pela organização não governamental Apoio Fome Zero, uma associação de empresas e entidades privadas de apoio a políticas de segurança alimentar.
A guitarra rendeu cerca de 100 mil euros, dinheirinho que vai ser utilizado na construção de 230 cisternas na zona da Baía, que vão servir para distribuir água pelo território semi-árido.
Se mais estrelas e, sobretudo, quem tem o poder de decisão, ainda que esporadicamente, seguissem este gesto... o mundo seria certamente melhor...
Recordo os mais distraídos que Mr Lenny Kravitz passará por terras lusas para um concerto a 12 de Junho. Vai ser em Faro, no primeiro Algarve Summer Festival.

quarta-feira, maio 04, 2005

Rewind...


Este post é dedicado a todos os saudosistas que habitam nesta pequena aldeia azul...
Há coisas que nos levam a acreditar que, de facto, o tempo vai passando e deixando as suas respectivas marcas... Muitos de nós continuam iguais por dentro... mas por fora já nem tanto...
Para provar isso mesmo convido-vos a descobrir qual era a música que estava no top no dia em que nasceram...
Basta seguir o link:

http://www.everyhit.com/dates/

Espero que gostem... Não é todos os dias que uma cápsula do tempo como esta passa por nós e abre as portas para uma pequena viagem...

domingo, maio 01, 2005

Musicas novas...

Estas são mais algumas músicas que descobri nas últimas semanas:

Audioslave - Be Yourself
Blind Zero - Shine On
Coldplay - Speed Of Sound
Green Day - Holiday
Gwen Stefani - Hollaback Girl
Jorge Cruz - Adriana
Lifehouse - You And Me
Mary J Blige ft. 50 Cent - Hate It Or Love It
Oasis - Layla
Sarah Bettens - Not Insane
The Gift - 11:33
The Plot - Blues For A Girl

Ou terão sido elas que me encontraram a mim?
Anyway... são para ouvir nos próximos tempos...