>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

segunda-feira, maio 09, 2005

Alanis: a breve história

Corria o ano de 1995 quando um cd-single com uma rapariga a beijar um sapo na capa começou a fazer furor nos quatro cantos do planeta. Era a nova aposta da editora Maverick: uma rapariga desbocada de 21 anos, cabelos longos e guitarra em punho. O single em questão chamava-se ‘You Oughta Know’ e pôs a aldeia global em alvoroço a falar de Alanis Morissette.
Ao contrário do que muitos pensam, a carreira de Morissette, não começou aqui: aos dez anos integrou o elenco de ‘You Can´t Do That On TV’ um programa infantil da televisão canadiana; aos 17 editou o álbum ‘Alanis’ e um ano depois ‘Now is the Time’. Ambos os registos atingiram um sucesso assinalável no país de origem da cantora.
Algum tempo depois, a menina-prodígio viajou para Los Angeles, onde conheceu o produtor Glen Ballard. A química entre os dois foi imediata e desta colaboração nasceu ‘Jagged Little Pill’, um álbum que rapidamente se tornou um fenómeno de vendas e popularidade. “You Oughta Know” abriu caminho para o sucesso e “Hand In My Pocket’, “All I Really Want”, “Ironic”, “You Learn” e “Head Over Feet” seguiram o mesmo trilho.
Alanis começa então uma longa digressão mundial que se estende por mais de dois anos. ‘Jagged’ rende vários grammys, vende cerca de 30 milhões de cópias em todo o mundo e a sua autora transforma-se na primeira mulher na história da música a atingir este feito com um disco de estreia (não me perguntem porquê, mas apesar de não ser a primeira edição da cantora, é assim que é considerada…).
No final da digressão, Alanis está assustada com todo este sucesso e faz uma pausa de mais de um ano na India.
Em Novembro de 1998, depois de ter emprestado "Uninvited" à banda-sonora de "City of Angels", chega às lojas ‘Supposed Former Infatuation Junkie’, um disco com temas mais elaborados e adultos. Músicas como ‘So Pure’, ‘Joining You’, 'Unsent' e, sobretudo, ‘Thank You’ ditaram o sucesso do álbum. Seguiu-se um ‘Unplugged’ para a MTV, que revelou uma Alanis mais calma e introspectiva; passagens pelo teatro, cinema (no filme "Dogma") e televisão (na série "Sex And The City"); e a edição de ‘Under Rug Swept’, que marcou o regresso ao pop-rock provocativo de ‘Jagged Little Pill’.
Em meados de 2004 a pequena Morissette voltou à carga com "So Called Chaos", aquele que é talvez o seu álbum mais consistente, possivelmente devido à estabilidade emocional que entretanto encontrou...
Já na calha tem um "Best Of" e a re-edição de "Jagged Little Pill", dois presentes para os fãs e uma forma de assinalar 10 anos de carreira.
Venham mais 10...e mais 10... e mais 10...

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial