>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

quinta-feira, abril 17, 2008

Rita Redshoes - Golden Era

Ainda durante 2007, de uma forma algo naif, 'Dream On Girl' foi tomando o éter e os ouvidos mais atentos de assalto. Era o prenúncio de algo maior que estava para vir. A sua autora chegou a ser tida como uma qualquer voz internacional e, logo, associada às sonoridades de uma Fiona Apple ou de uma Tori Amos. Os mais distraídos perceberam, depois, que a voz ímpar e absolutamente irresistível pertencia a uma lusa, de nome Rita Redshoes, alter-ego de Rita Pereira, teclista de David Fonseca, intérprete do arrepiante 'Hold Still' e antiga voz dos extintos Atomic Bees.

A espera prometedora pelas composições da senhora que calça sapatos vermelhos terminou no final de Março de 2008, com a edição de "Golden Era" (capa na imagem), numa altura em que o genial 'Hey Tom' já se encontrava em rotação. Com dois singles que, então, significaram uma pedrada no charco no panorama musical nacional, importava saber se o disco estaria à altura de tão auspiciosa estreia. Rita não só não desilude, como surpreende a um nível inimaginável. Além dos avanços, o disco encerra outros 11 doces lamentos, inspirados, sobretudo, no amor, que aqui é tema recorrente, recortes das emoções e vivências da autora, canções pop rock com travo a jazz e algum country, associadas a uma ideia de feminilidade, entre o intimista e o 'uptempo'. As paixões, nem sempre felizes, são descritas de forma quase inocente no registo, de mãos dadas com doses q.b. de romantismo.

"Golden Era" derrama um forte odor a banda sonora. É fácil deixarmo-nos viajar ao som de 'Choose Love', 'Minimal Sounds', 'The Beginning Song', 'Love Is, Love You', 'Once I Found You', 'Your Waltz', 'Love, What It Is?' ou 'Oh My Mr. Blue', rumo ao imaginário, por exemplo, do cinema americano dos anos '60 e a imagens de filmes ligados ao universo do fantástico como "O Feiticeiro de Oz", influências, de resto, assumidas pela artista e visíveis, também, no artwork do longa-duração.

Nem por um momento a inspiração se afasta das 13 sublimes, irresistíveis e delicadas faixas de "Golden Era". Seria de estranhar se tal acontecesse, pois Redshoes, que assegurou a composição, os teclados, o piano e algumas guitarras, recrutou uma coerente e sábia equipa, composta pelo ex-Atomic Bees Filipe Monteiro (guitarra), Nuno Simões [da banda de suporte de David Fonseca] (baixo e contrabaixo) e Sérgio Nascimento [ex-Humanos, Sérgio Godinho e David Fonseca] (bateria e percussões). A produção certeira da própria Redshoes e de Nelson Carvalho deu o requinte final que os temas precisavam e transformou este disco em algo etéreo e valioso como um sonho belo ou uma imagem mental feliz e, em simultâneo, num objecto palpável, audível e pleno de emoções.

Impecavelmente tocado e interpretado, "Golden Era" tem tudo para voar alto e bem mais longe do que a fronteira espanhola e fará, certamente, os mais cépticos acreditarem no valor dos artistas nacionais. Se o futuro da música lusa depender de Rita Redshoes, então está em boas mãos.

in Cotonete

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial