>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

segunda-feira, março 17, 2008

O início da era dourada

Já está nas lojas aquele que se arrisca a ser um dos melhores discos do ano, no que à música de produção nacional respeita: "Golden Era", de Rita Redshoes, alter-ego de Rita Pereira.
A escolha do nome, já se sabe, é inspirada no imaginário d' "O Feiticeiro de Oz" e em David Bowie. As influências para o álbum vão do cinema americano dos anos 60' à música dos anos 80'.

E que bom é ouvir os doces lamentos e as músicas inspiradas em viagens ou no amor, pequenos fragmentos das emoções e vivências da autora, canções rock associadas a uma ideia de feminilidade, entre o intimista e o 'uptempo'. 'Dream On Girl' e 'Hey Tom' são os temas que já se conhecem e os exemplos perfeitos desses dois universos. 'Dream On Girl' foi, de resto, a sua primeira afirmação, dada a conhecer pela colectânea “Novos Talentos – FNAC 2007”, um tema que rapidamente mereceu destaque nas rádios nacionais e que foi considerado por vários orgãos de comunicação como um dos melhores de 2007.

Em "Golden Era", Rita Redshoes assegurou, além da composição, os teclados, o piano e algumas guitarras, acompanhada pelo ex-Atomic Bees Filipe Monteiro (guitarra), Nuno Simões [da banda de suporte de David Fonseca] (baixo e contrabaixo) e Sérgio Nascimento [ex-Humanos, Sérgio Godinho e David Fonseca] (bateria e percussões). A produção foi dividida entre a própria Redshoes e Nelson Carvalho.

Redshoes foi baterista no grupo de teatro "ITA VERO", assumiu os comandos vocais nos Atomic Bees, tocou baixo no grupo Rebel Red Dog e piano no projecto Photographs. Actualmente é teclista na banda de suporte de David Fonseca [recorde-se que emprestou a voz a 'Hold Still', do disco "Our Hearts Will Beat As One"].

Da agenda de Rita Redshoes para os próximos tempos, destaque para as primeiras partes dos espectáculos dos suecos Shout Out Louds [26 de Março, na Aula Magna, Lisboa] e de David Fonseca, um dos primeiros a conhecer as músicas de "Golden Era" [12 de Abril Coliseu de Lisboa].

O alinhamento completo de "Golden Era" é o seguinte:

01. To Start...
02. The Beginning Song
03. Hey Tom [video]
04. Choose Love
05. Oh My Mr. Blue
06. Golden Era
07. Once I Found You
08. Dream On Girl [video]
09. Blue Bird On A Sunny Day
10. Minimal Sounds
11. Your Waltz
12. Love, What is It?
13. Love Is, Love You

A new star is born!

3 Comentários:

  • Às quarta-feira, março 19, 2008 12:37:00 da manhã , Blogger Cyclone disse...

    Realmente é um cd e pêras. Talvez o melhor cd pop português do ano, arrisco-me a dizer. E o que acho mais piada, é que apesar de tocar com o David e de o acompanhar e tourné, tem um som distinto e irreverente que combina, mas não é igual, à música dele o que torna ainda mais atractivo. Vou estar muito atento no Coliseu!

     
  • Às quarta-feira, março 19, 2008 7:36:00 da manhã , Blogger Musicology disse...

    Não é a crítica ao disco, mas lá chegaremos...
    Não tenho dúvidas de que este será o melhor CD pop do ano em Portugal e, por ventura, estamos perante uma das melhores cantoras lusas do género a aparecer nos últimos 10 anos. E concordo com o que dizes dela em relação ao David...

     
  • Às quarta-feira, março 26, 2008 12:01:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    tenho de ouvir urgentemente...

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial