>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

sexta-feira, abril 29, 2005

Corgan e Kravitz em Portugal

Hoje o dia amanheceu com duas noticias do best a circular: Lenny Kravitz e Billy Corgan têm concertos marcados em terras lusas...
Kravitz actua em Faro no dia 12 de Junho, na primeira edição do Algarve Summer Festival. Vai ser no Estádio do Algarve e, já confirmados, estão também os tugas Da Weasel.
Antes disso vamos ter por cá o ex-Smashing Pumpkins Billy Corgan. O concerto está agendado para o próximo dia 1 de Junho. Na bagagem o norte-americano vai trazer "The Future Embrace", o primeiro álbum a solo, com saída marcada para finais de Junho.
Corgan vai subir ao palco da Aula Magna, em Lisboa, naquele que será o pontapé de saída de uma digressão por várias salas intimistas de 11 países, na Europa e na América do Norte.

Music...

"Music is the art of the prophets, the only art that can calm the agitations of the soul..."
(Martin Luther)

quarta-feira, abril 27, 2005

More than a woman

Aos 22 anos era já considerada um génio do RnB, sobretudo devido aos sons inovadores que criava.
Talentosa, lindíssima e modesta, Aaliyah Dana Haughton nasceu em Brooklyn e cresceu em Detroit, no Michigan, Estados Unidos.
A sua primeira grande exposição pública aconteceu em 1983 (!) no programa “Star Search”, uma espécie de “American Idol” da altura…
Começou a cantar profissionalmente aos 15 anos e, em pouco tempo, fazia já parte da constelação de estrelas da galáxia musical.
O primeiro álbum, "Age Ain't Nothing But a Number", contou com uma mãozinha sábia de R Kelly. Para este arranque Liyah (um dos muitos nicknames da jovem diva), que na altura ainda estudava no secundário, partiu para Chicago, e instalou-se de armas e bagagens em casa do cantor para gravar o disco.
Depois deste “namoro musical” Aaliyah e R Kelly deram o nó, literalmente.
O “carimbo da fama e sucesso” chegou de forma definitiva com “One In a Million”, o segundo álbum da menina, que viu a luz do dia pouco depois do casamento (que acabou anulado porque Lee era menor…), desta vez com a colaboração de Missy Elliot e Timbaland (que para quem não conhece é um dos produtores mais workaholic e hiper-requisitados de que há memória, assim tipo Neptunes…).
Entre o segundo e o terceiro conjunto de originais, Aaliyah virou actriz no filme “Romeo Must Die” e “emprestou” (o mágico) “Try Again”, "Come Back In One Piece", "I Don't Wanna" e "Are You Feelin' Me?"à respectiva banda-sonora; contribuiu com “Are You That Somebody” para a trilha de “Dr Doolitle”, "Jouney To The Past" para a de "Anastasia" e “Turn The Page” para o filme “Music Of The Heart”; e foi novamente actriz em “Queen Of The Damned”....
Em Julho de 2001, no auge de uma carreira que prometia muito mais, chegou às lojas "Aaliyah", o terceiro álbum.
Para gravar o video promocional de “Rock The Boat” Lee viajou até às Bahamas… No regresso a casa, a 25 de Agosto de 2001, o avião no qual seguia explodiu segundos após a descolagem, devido a uma falha técnica.
A constelação de estrelas da galáxia musical perdeu assim um dos seus pontinhos mais cintilantes, que brilha agora noutra dimensão…

R.I.P. BabyGirl…

segunda-feira, abril 25, 2005

Sweet Australia


Está aí o novo álbum de Natalie Imbruglia.
Sou suspeito e totalmente parcial, assumo, para tecer considerações acerca desta australiana de 30 anos (sim, não parece, mas ela já está nos 30’s). Ainda assim, todos e quaisquer elogios ao novo registo são merecidos. “Counting Down The Days” é uma agradável brisa primaveril fresca e perfumada e, simultaneamente, o disco mais positivo da pequena Imbruglia. É puro rock-chiq leve e despreocupado.
Alguns críticos mais saudosistas dizem que a terceira incursão da cantora-actriz nas lides discográficas (depois de “Left Of The Middle” e “White Lilies Island”) é um regresso aos tempos áureos de “Torn”, o que é o mesmo que afirmar que o novo disco é Nat no seu melhor.
Quem gostou de “Shiver”, o primeiro avanço, que já roda no éter há algumas semanas, vai certamente apreciar bastante o resto do disco. Confesso que tenho alguma preferência pelas faixas mais Rock-FM, como “Starting Today”, “Shiver”, “Satisfied”, “Counting Down The Days”, “Sanctuary” (há quem diga que será o próximo single) e “Perfectly”, no entanto, uma das pérolas de todo o álbum é a faixa final, “Honeycomb Child”, uma balada-canção-de-embalar simplesmente mágica…
Atrevam-se a descobrir…

domingo, abril 24, 2005

Alanis em Coimbra

Regra geral, não sou grande adepto de, como se diz por aí, "lançar foguetes antes da festa"... mas este é um caso especial e, tratando-se da "minha" Alanis, a coisa muda de figura...
É certo que se esta visita tivesse ocorrido durante os meus tempos aureos e despreocupados de estudante, o impacto emocional seria ainda mais profundo... Ainda assim, estando já a caminhar nos duros trilhos de terra batida que são, muitas vezes, as lides jornalisticas, terei, espero, outras vantagens...
Já me estou a imaginar de micro e gravador em punho e, simultaneamente, munido dos booklets de todos os álbuns e cd-singles da diva, mais DVD's, livros, posters e restante parafernália "fanzistica" para a rubrica da praxe...
Assim que soube da vinda da sra Morissette à Lusa Atenas fiquei extasiado. Agora, passados alguns dias, as minhas emoções de fã dedicado e em permanente "supposed former infatuation junkie" são já como o Mondego calmo que todos conhecemos.
É claro, que tenho a noção de que esta visita pode não chegar a concretizar-se... o que seria terrível!! Anima-me o facto da menina ter também concerto marcado para a Queima do Algarve...
So hurry up Alanis!

sábado, abril 23, 2005

Músicas a descobrir...

Estes são os sons que me têm acompanhado ultimamente:

Athlete - Wires
Blasted Mechanism - Blasted Empire
Beck - E-Pro
Da Weasel - Casa (Vem Fazer de Conta)
Damien Rice - The Blower's Daughter
Donna Maria - Quase Perfeito
Garbage - Why Do You Love Me?
Jack Johnson - Sitting, Waiting, Wishing
Jamie Cullum - All At Sea
Jamiroquai - Feels Just Like It Should
Lucia Moniz - Chuva
Natalie Imbruglia - Shiver
Snow Patrol - Chocolate
Stereophonics - Dakota
Thirteen Senses - Thru The Glass
Toranja - Laços

Lady Marmalade...

Never knew, I could feel like this,
Like I've never seen the sky before
Want to vanish inside your kiss
Everyday I love you more and more
Listen to my heart can you hear it sing
Tellin' me to give you everything
Seasons may change, winter to spring
But I love you, until the end of time

Come what way, Come what way
I will love you, until my dying day

Suddenly the world seems such a perfect place
Suddenly moves with such a perfect grace

Suddenly my life doesn't seem such a waste

It all revolves around you

And there's no mountain too high, no river too wide
Sing out this song and I'll be there by your side
Storm clouds may gather,
And stars may collide

But I love you
I love you
Until the end of time

Come what way, Come what way
I will love you, until my dying day
Oh come what way, come what way

O cartão...qual cartão?

Chama-se MusicCard CP, tem o tamanho de um cartão multibanco e por 99 euros dá acesso directo aos festivais de Verão Super Bock Super Rock, Ilha do Ermal, Sudoeste e Ericeira Surf Festival.
Quem o comprar tem também direito a transporte gratuito nos comboios de qualquer ponto do país e uma tenda de campismo para duas pessoas; se optar por uma pousada paga uma noite e a segunda é totalmente à borla... isto no período entre 26 de Maio a 5 de Setembro.
E há uma mais valia: é que o cartão é transmissivel...
O MusicCard CP foi criado pela Movijovem, CP, Música no Coração e Associação Juvemedia. Está à venda nas estações da CP, Pousadas da Juventude e Loja Movijovem, em Lisboa.
Falta dizer que só tem acesso a tudo isto quem for portador de Cartão Jovem.

Boas surpresas na Queima de Coimbra

Já arrancou a contagem decrescente para a edição deste ano da Queima das Fitas de Coimbra.
Este ano o cartaz das Noites do Parque está recheado de boas surpresas: Alanis Morissette, Eagle-Eye Cherry, Cake, Da Weasel e Blasted Mechanism são apenas algumas delas.
O bilhete geral continua a custar 40€... Os restantes vão de 2 a 17€.
Vão estar à venda a partir da próxima quinta-feira... dia 28... na Associação Académica, Faculdade de Economia e Polo 2...
Este ano haverá também uma carrinha de venda de bilhetes a circular pela cidade, para facilitar o acesso aos ingressos.

sexta-feira, abril 22, 2005

5... 4... 3... 2... 1... START!

Sem darmos por isso os sons e a música estão sempre presentes em todo o lado e em tudo o que fazemos: podem vir do carro que passa, do canto dos pássaros, do vento que sopra por entre as folhas das árvores, das ondas do mar...
O corpo humano reage às vibrações dos sons através de emoções que são despertadas e que interferem no funcionamento do organismo.
Ao longo da história a música esteve sempre presente e teve muitas vezes um papel influente nas sociedades. É uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade. Tão antiga quanto o próprio Homem, a Música Primitiva era usada, por exemplo, para exteriorizar alegria, prazer, amor, dor ou religiosidade. Hoje em dia, muitas dessas caracteristicas ainda se mantêm actuais e cada música é, regra geral, a exteriorização de pensamentos e estados de alma do respectivo criador...
Os estilos são mais do que muitos e em constante mutação... Pop, rock, hip-hop, rnb, soul, gospel, jazz, reggae, funk, house e chillout são apenas alguns deles...
Este espaço é dedicado à reflexão e partilha de gostos, opiniões, ideias, noticias e afins acerca do mundo da musica.
Sintam-se em casa...