>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

quarta-feira, junho 29, 2005

Musicology recomenda...

Estas são musicas pra ouvir bem alto durante o verão:

Acceptance - Different
Avril Lavigne - Fall To Pieces
Ben Moody ft. Anastacia - Everything Burns
Faith Evans - Again
Gwen Stefani - Cool
Keane - Bend And Break
Maroon 5 - Must Get Out
Natalie Imbruglia - Counting Down The Days
Roisin Murphy - If We're In Love
Sarah Bettens - Stay
Switchfoot - This Is Your Life
The Exies - Tired Of You

sábado, junho 25, 2005

Gwen Stefani com musica nova

Não é só Moby que se está a preparar para editar um novo single: Gwen Stefani também tem musica nova. Chama-se "Cool" e é mais uma para o álbum "Love Angel Music Baby".
À semelhança de "Don't Speak", o mega-êxito dos No Doubt incluído no disco "Tragic Kingdom", também o novo single de Gwen foi inspirado em Tony Kanal, ex-namorado da cantora, e baixista da banda norte-americana.
"Cool" é o terceiro avanço para o álbum de estreia a solo de Gwen Stefani, depois de "What You Waiting For" e "Rich Girl", e conta a história de uma relação amorosa que correu mal, mas que evoluiu para uma bonita amizade...

Moby edita novo single

"Dream About Me" é a nova aposta de Moby para promover o álbum "Hotel". O single novo tem edição agendada para dia 1 de Agosto.
Em termos gerais, "Dream About Me" é o 4º single a sair do novo CD do DJ norte-americano: "Lift Me Up" abriu as portas do álbum, seguiu-se "Raining Again" (que não saiu nos Estados Unidos, Inglaterra e França) e "Spiders" (que foi editado apenas no Reino-Unido). Confuso, não?Anyway, podem conferir todas as novidades relativas a Moby em www.moby.com e em mobyhotel.com, o site exclusivamente dedicado a "Hotel", o quinto disco na carreira do musico nova-iorquino.

Fim-de-semana na Ilha... do Ermal

Este é o fim-de-semana do Festival Ilha do Ermal...
Beck, The Wailers e os portugas Blasted Mechanism, The Gift e Da Weasel são os cabeças de cartaz de mais um festival de verão em território nacional, desta feita em Vieira do Minho.
O arranque foi ontem, com concertos de Black Sunrise, Painstruck, Unleashed, Grave, Entombed, Morbid Angel, Clawfinger e Blasted Mechanism.
Hoje quem toma o palco de assalto são os Souls of Fire, I Jahman, John Butler Trio, Anthony B, The Wailers, Capleton e One Love High Pawa.
O norte-americano Beck encerra amanhã a edição deste ano do Ilha do Ermal. O autor de "Guero" vai actuar por volta da meia-noite e depois dos concertos de Line Out, Plaza, Dizzee Rascal, The Gift e Da Weasel.

quarta-feira, junho 22, 2005

Viviane a solo

Depois de 10 anos de carreira com os Entre Aspas, que culminaram com a edição de um disco ao vivo, e da incursão nos projectos Linha da Frente e Camaleão Azul, aí está o álbum a solo de Viviane.

A estreia em nome próprio da cantora algarvia nas lides discográficas acontece com "Amores Imperfeitos", um álbum acústico composto por 11 temas, cuja produção foi assumida por Viviane, a meias com Tó Viegas.

"A Vida Não Chega" é o primeiro single e o cartão de visita de um trabalho que, nas palavras da própria cantora, é um conjunto de canções cheias de alma, onde as palavras e as melodias simples são o mais importante...

terça-feira, junho 21, 2005

Kylie recupera e prepara regresso

Há boas notícias sobre Kylie Minogue. De acordo com o jornal inglês The Sun, a cantora australiana está livre do cancro da mama que lhe foi diagnosticado.
Neste momento... Kylie está a fazer quimioterapia, numa clinica em Paris.
Mas as novidades não ficam por aqui... Alegrem-se os fãs porque a pequena Minogue já fez saber que a digressão australiana vai sair para a estrada em breve.

Beyoncé de novo na sétima arte

Beyoncé Knowles está a preparar-se para regressar ao cinema...
Desta vez a menina das Destiny's Child vai contracenar com Eddie Murphy e com o oscarizado Jamie Foxx. As 3 mega-estrelas vão ser os protagonistas do filme "Dreamgirls" que deve chegar ao grande ecrã em 2006.

domingo, junho 19, 2005

Musicology recomenda...

Começa a tornar-se um vício partilhar convosco as músicas que vou descobrindo... Aí ficam mais algumas… Espero que gostem…e que as comentem...

Ashanti – Don’t Let Them
Blasted Mechanism – Sun Goes Down
Garbage – Sex Is Not The Enemy
Green Day – Wake Me Up When September Ends
Jack Johnson – Good People
Lene Marlin – How It Would Be
Missy Elliot ft. Fatman Scoop & Ciara – Lose Control
Post It – Vanishing Boys
Xutos & Pontapés - Desejo

Depeche Mode em terras lusas

Os Depeche Mode vêm a Portugal para um concerto em Fevereiro de 2006 (!). Vai ser no dia 8, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Ainda falta algum tempo, é certo, mas estes rapazes têm álbum novo na forja, com edição prevista para o Outono e nada melhor do que preparar a respectiva promoção com antecedência. Digo eu!
Os bilhetes para o concerto dos Depeche Mode vão custar entre 27 e 39 euros.

sábado, junho 18, 2005

X & Y conquista o mundo

O novo disco dos Coldplay está a dominar as tabelas de vendas de todo o mundo.
Só para terem uma ideia: X & Y entrou directamente para o primeiro lugar nos tops em Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Alemanha e França.
Por cá... o álbum conseguiu entrada directa para a segunda posição da tabela nacional de discos.
É um regresso em grande e em boa forma para Chris Martin e companhia...

Ez Special hiperactivos

Enquanto o single “My Explanation” domina o airplay das rádios nacionais, os EZ Special continuam na estrada a promover Leitmotiv, o segundo e novo álbum do grupo.
A digressão por território nacional da banda portuga vai percorrer o país e ilhas, já com concertos agendados até perto do final do ano.
Aí fica então o mapa que os EZ Special vão desenhar nos próximos meses:

24 de Junho - Lousã, Feira Anual de São João
25 de Junho - Arouca, Semana Cultural
26 de Junho - Albergaria-a-Velha, Albergaria Convida
01 de Julho - Lisboa, TMN Garage Sessions (Final)
02 de Julho - Santa Maria da Feira, Festival da Juventude
03 de Julho - Gondomar, Gasómetro
09 de Julho - Açores (S. Miguel), Nordeste
10 de Julho - Torres Novas, Festas do Concelho
16 de Julho - Mangualde, Mundialito de Futsal 2005
22 de Julho - Condeixa-a-Nova, Festas de Santa Cristina
23 de Julho - Rebordosa, Paredes
24 de Julho - Aljezur, Festas do Concelho
29 de Julho - Setúbal, Feira de Santiago
30 de Julho - Vila de Rei, Festa dos Queijos e Enchidos
05 de Agosto - Guimarães, Festas Gualterianas
11 de Agosto - Vila Nova de Cerveira, Festival da Juventude
13 de Agosto - Açores (Faial), Semana do Mar
14 de Agosto - Ansião, Festas do Concelho
15 de Agosto - Ílhavo, Festas de Mar Agosto
19 de Agosto - Monção, Festas do Concelho
20 de Agosto - Esposende, Festival da Juventude
23 de Agosto - Alcobaça, Feira de S. Bernardo
05 de Setembro - Palmela, Festas do Concelho
09 de Setembro - Marvão, Festas do Concelho
10 de Setembro - Oeiras, Festas da Juventude
21 de Setembro - Sardoal, Festas do Concelho
04 de Outubro - Estarreja, Festival da Juventude

Athlete em Portugal

Os britânicos Athlete têm concerto marcado para terras lusas. Vai ser no Festival do Sudoeste, na Zambujeira do Mar, a 7 de Agosto.
Para quem não sabe, os Athlete são quatro amigos de infância do sul de Londres, que se juntaram há 5 anos.
"Vehicles & Animals" foi o álbum de estreia do colectivo, que contou com produção de Victor Van Vugt que já trabalhou, por exemplo, com Nick Cave & The Bad Seeds e Beth Orton.
"Tourist" é o disco mais recente da banda. Foi editado em Março deste ano, conta com autenticas pérolas preciosas como "Wires" e vai ter certamente destaque obrigatório no concerto dos Athlete no Sudoeste...

quarta-feira, junho 15, 2005

Jackson ilibado

Seis meses depois de ter começado, chegou ao fim o julgamento de Michael Jackson. O cantor foi absolvido pelo júri do Tribunal Central da Califórnia do crime de abuso sexual de um jovem de 13 anos.
Os jurados deram razão a Wacko Jacko, que alegava ser vítima da vingança da mãe do jovem e do próprio Ministério Público. O juri ilibou também Michael Jackson dos crimes de conspiração e de sequestro.
Fora do tribunal uma multidão de fãs esperava o cantor e celebrou com gritos a absolvição do ídolo.
O advogado de Jackson disse à imprensa que chegou a temer pela saúde do artista que, nos últimos meses, perdeu muito peso e não conseguia dormir.
Após o veredicto, Michael voltou ao rancho de Neverland sem dar qualquer entrevista.

terça-feira, junho 07, 2005

Placebo voltam em 2006

É uma boa noticia para os fãs... Os Placebo estão quase quase a entrar em estúdio para gravar um novo álbum... O quinto longa-duração da banda de Brian Molko vai chegar aos escaparates em 2006.
A produção foi entregue a Dimitri Tikavoi, que já trabalhou com o colectivo nos temas "Running Up That Hill" e "The Ballad of Melody Nelson", originais de Kate Bush e Serge Gainsbourg, incluídos numa edição especial de "Sleeping With Ghosts", o último disco de originais dos Placebo.

segunda-feira, junho 06, 2005

Algarve Summer Festival: take 1

A primeira edição do Algarve Summer Festival é já no próximo domingo. O Estádio do Algarve, em Faro, vai servir de palco para quatro concertos.
Os primeiros a actuar (e os únicos a representar as cores nacionais) são os Da Weasel. Depois será a vez da britânica Natasha Bedingfield seguida pela "brasuca" Ivete Sangalo. Mr Lenny Kravitz vai fechar a festa com chave de ouro.
Os bilhetes custam entre 25 e 30 euros e estão à venda nos postos de turismo do Algarve, no multibanco, Ticketline, FNAC e agências ABEP e Alvalade.
As portas do Estádio vão abrir às 4h da tarde.

Aí fica o mapa das actuações:
18H - Da Weasel
19H30 - Natasha Bedingfield
21H30 - Ivete Sangalo
23H - Lenny Kravitz

Coldplay de regresso

Chris Martin e companhia voltam hoje à carga... "X & Y" é o novo disco do colectivo britânico, que tem edição marcada para esta segunda-feira.
Depois de "Parachutes" e "A Rush Of Blood To The Head" os Coldplay vão, na certa, tomar novamente de assalto as tabelas de vendas de discos um pouco por todo o mundo...
"Speed Of Sound" é o single de avanço. Sendo mais do mesmo (o que nem sempre é um comentário depreciativo e, neste caso, não o é de todo), não deixa de arrepiar a cada acorde e a cada palavra cantada por Chris. Vamos ver o que o resto do álbum nos reserva...

sábado, junho 04, 2005

Jazz em Julho

É mais um festival de verão...
Este segue direitinho para os amantes de Jazz... Falo do Cool Jazz Fest, que vai acontecer de 10 a 30 de Julho, em Cascais, Mafra e Oeiras.
Jamie Cullum (na foto), Marianne Faithfull e Thievery Corporation são alguns dos artistas que vão actuar no festival.

Aí fica o programa:

Oeiras (Casa da Pesca)
10 Julho - Us3
12 Julho - José Feliciano
13 Julho - Thievery Corporation

Mafra (Jardim do Cerco)
16 Julho - Maria Bethânia

Cascais (Cidadela)
26 Julho - Mariza
27 Julho - Jamie Cullum
30 Julho - Marianne Faithfull

Blog Quiz

O repto foi lançado pelo Present Tense e o je moi memme aceitou de imediato. Aqui ficam então as minhas respostas a este interrogatório:

1 - Tamanho total dos arquivos (de musica) do meu computador?
Num disco de 40GB, 7GB são de música.

2 - Último disco que comprei?
Ultimamente o tempo disponível para compras não tem sido muito. Ainda assim, o último que me chegou às mãos foi "Employment", dos Kaiser Chiefs.

3 - Canção que estou a escutar agora?
This Is Your Life - Switchfoot

4 - Cinco canções que ouço frequentemente ou que têm algum significado para mim?
Para quem gosta tanto de musica como eu...é dificil responder a esta... Assim sendo em vez de uma lista de cinco, deixo uma de 12 musicas que oiço frequentemente e que me dizem bastante (e acreditem que foi MUITO complicado chegar a uma lista tão reduzida...):

Alanis Morissette - You Learn
Clã - Problema de Expressão
Groove Armada - My Friend
Green Day - Good Riddance (Time Of Your Life)
Jewel - What's Simple Is True
John Mayer – Bigger Than My Body

Lifehouse - Hanging By A Moment
Natalie Imbruglia - Intuition
Suzanne Vega - Small Blue Thing
The Cranberries - Dreams
Tricky ft. Ed Kowalczyk - Evolution Revolution Love
Zero 7 - Destiny

5 - Lanço o repto a outros bloggers:
(i)literacias, Lupa Kritica, Hexamania e a quem quiser responder via comment...

sexta-feira, junho 03, 2005

Live 8 em Julho

Vinte anos depois a história repete-se...
O Hyde Park, em Londres, a Torre Eiffel, em Paris, a Brandenburg Gate, em Berlim, o Circus Maximus, em Roma, e o Museu de Arte, em Filadélpia, vão ser os cinco palcos do "Live 8" (eight pela semelhança com Aid).
O mega-concerto faz parte da campanha "Make Poverty History", cuja ideia é chamar a atenção do mundo a para a pobreza.
Fala-se num dueto entre Sting e Madonna e no regresso das britânicas Spice Girls.
Convém recordar que a primeira edição do Live Aid foi em 1985 e serviu para juntar cerca de 90 milhões de euros para combater a fome na Etiópia.

As actuações até agora previstas para o "Live 8" são:

Berlim: Brian Wilson, Crosby, Lauryn Hill, Nash e Stills
Filadelfia: Bon Jovi, Dave Matthews Band, P. Diddy, Stevie Wonder e Will Smith
Londres: Coldplay, Madonna, Paul McCartney, R.E.M. e U2
Paris: Jamiroquai, Placebo, Yannick Noah e Youssou N'Dour
Roma: Duran Duran

Eminem no velho continente

O norte-americano Eminem vem à Europa em Setembro.
A Anger Management 3 Tour não contempla, pelo menos até ao momento, um concerto em Portugal. Em contrapartida o rapper controverso vai contar com a presença em palco de vários amigos, tais como 50 Cent, Obie Trice, Lloyd Banks e Olivia.
A digressão europeia de Eminem e companhia Lda vai passar por:

Hamburgo - 1 Setembro
Copenhaga - 2 Setembro
Gotemburgo - 3 Setembro
Gelsenkirchen (Alemanha) - 5 Setembro
Amesterdão - 6 Setembro
Paris - 7 Setembro
Milton Keynes (Inglaterra) - 9 e 10 Setembro
Edimburgo - 12 Setembro
Manchester - 14 Setembro
Dublin - 17 Setembro

quarta-feira, junho 01, 2005

Ilha do Ermal é já este mês

Depois do Super Bock Super Rock, está aí a chegar mais um Festival de Verão: o Ilha do Ermal arranca já no dia 24 deste mês, em Vieira do Minho.
O cartaz conta com representantes de peso da melhor musica que se faz dentro e fora de portas: Beck, Blasted Mechanism, Da Weasel, The Gift e The Wailers são alguns deles.
O bilhete para os 3 dias custa 45 euros, já com campismo incluído, e o ingresso de 1 dia 25 euros. Estão à venda no Multibanco, Abep, Alvalade, Breakpoint (Espanha), Estações da CP (www.musicardcp.com), Fnac, Ticketline, e nas bilheteiras do festival minhoto.

Aí fica o cartaz completo:

24 de Junho
Blasted Mechanism
Clawfinger
Grave
Unleashed

25 de Junho
One Love High Pawa (Soundsystem)
The Wailers
John Buttler Trio
I ­ Jahman

26 de Junho
Beck
Da Weasel
The Gift
The Secret Machines

Brits escolhem musicas preferidas

Os ingleses têm, definitivamente, a mania de fazer listas... Desta vez foi a Radio Virgin que fez uma sondagem com o intuito de eleger o melhor tema britânico de sempre.
O fantástico "Wonderwall", dos Oasis, foi a musica que recebeu mais votos. Permitam-me que destaque ainda o lindissimo "Imagine", de John Lennon, na quinta posição, o clássico "Every Breath You Take", dos Police, na sexta, e "Bitter Sweet Symphony", dos Verve, no sétimo lugar.
Foram mais de 8 mil votos, que ordenaram desta forma as preferencias musicais dos britânicos:

1. Oasis - Wonderwall
2. Queen - Bohemian Rhapsody
3. Led Zeppelin - Stairway To Heaven
4. The Beatles - Let It Be
5. John Lennon - Imagine
6. Police - Every Breath You Take
7. The Jam - Going Underground
8. The Verve - Bitter Sweet Symphony
9. Robbie Williams - Angels
10. The Stranglers - Golden Brown