>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

domingo, agosto 24, 2008

Safe trip home

Está (finalmente) quase aí o novo disco da britânica Dido. Depois dos Verve e dos Killers, também a menina de 'Here With Me' e 'Life For Rent' resolveu brindar os seguidores com novo disco em 2008.

"Safe Trip Home" é o terceiro álbum de estúdio da cantora e tem lançamento previsto para dia 03 de Novembro.

'Don't Believe In Love' é o primeiro single a sair do disco.

Entretanto, no site oficial Dido disponibilizou a faixa 'Look No Further' para download gratuito até dia 07 de Setembro.

...I can stop and catch my breath
And look no further for happiness
And I will not turn again
'Cause my heart has found it's home...

[Dido - Look No Further]

domingo, agosto 17, 2008



...Life would be senseless without music...

[Nietzsche]

sábado, agosto 16, 2008

Happy 50!

Madonna completa 50 anos este Sábado. De seu nome verdadeiro Madonna Louise Veronica Ciccone, a artista rapidamente se tornou num ícone da cultura pop, marcando tendências tanto na música como na moda.

Reinvenção é palavra recorrente quando se fala de Madonna e tem sido sem dúvida esse o seu trunfo ao longo da sua carreira. Aquela a quem muitos chama de rainha da pop, cedo conseguiu transformar os pontos fracos em vantagens e desde cedo face à falta de grandes atributos vocais Madonna contrapôs uma imagem irreverente e rebelde, coreografias e vídeos polémicos, que mostravam ao mesmo tempo uma nova exploração artística da feminilidade e da sexualidade.

Temas como 'Like a Virgin', 'Material Girl','Like a Prayer', 'Express Yourself', 'Erotica', Ray of Light' ou 'Music' iam evidenciando isso mesmo e revelando as transformações na imagem, na postura e a própria evolução musical da artista, que quase sempre soubera rodear-se dos melhores profissionais na produção dos seus trabalhos. Em 2006, mostra ao mundo como um sample de 'Gimme Gimme Gimme' dos Abba, se pode transformar num sucesso em pleno séc. XXI, através do tema 'Hung Up', o single de abertura do dançável e aclamado "Confessions On a Dancefloor".


Paralelamente aos discos, vai tentando a carreira na sétima arte, embora notoriamente com menos sucesso. Ainda assim, a participação em Dick Tracy (1989) rende-lhe algumas críticas favoráveis e anos depois veste o papel de protagonista fazendo de Eva Perón, no musical Evita, ao lado de António Banderas. Madonna ganhou o Globo de Ouro para a melhor actriz em Comédia/Romance, pela participação no filme. Acaba por se estrear na realização, dirigindo um filme com Eugene Hutz, dos Gogol Bordello, no papel principal.

Paralelamente a vida pessoal da artista continua também a alimentar o estatuto de estrela, mesmo quando as críticas negativas são cerradas: o fim do atribulado casamento com Sean Penn, a polémica em torno do seu livro, "Sex", ou o falatório em torno do nascimento de Lourdes, a sua primeira filha, fruto de um realcionamento fugaz com um personal trainer. Mas nada disso parece abalar Madonna. Pelo contrário, com o nascimento do segundo filho e o casamento com Guy Ritchie, a cantora passa também a apresentar-se como uma mãe de família, escrevendo livros para crianças e uma cidadã preocupada com o mundo, mostrando-se sensível aos problemas em África - vindo a adoptar uma criança do Malawi - e criticando ferozmente a administração Bush e a guerra no Iraque, no seu álbum, "American Life".

Torna-se seguidora da Cabala (judaísmo místico), em 2004, ano em que se estreia ao vivo em Portugal, com a sua "Re-invention Tour". Sucedem-se os discos, novas polémicas e novas digressões.

A mais recente, em promoção ao álbum "Hard Candy", marca o regresso da artista aos palcos nacionais. O concerto é já no próximo dia 14 de Setembro no Parque da Bela Vista e está esgotado.

in Cotonete.

quinta-feira, agosto 14, 2008

To whom it may concern...

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

[Fernando Pessoa - Poema do Amigo Aprendiz]

... I've still got sand in my shoes
And I can't shake the thought of you ...

[Dido - Sand In My Shoes]

quinta-feira, agosto 07, 2008



Lúcia Moniz - Chuva