>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

terça-feira, fevereiro 26, 2008

And the oscar goes to...


"Este país não é para velhos" foi o grande vencedor da 80ª edição dos Óscares. O filme dos irmãos Ethan e Joel Cohen conquistou as estatuetas de "Melhor Filme", "Melhor Realizador", "Melhor Actor Secundário" e "Melhor Guião Adaptado" [a partir de um romance de Cormac McCarthy]. Joel e Ethan já tinham ganho um Óscar em 1996, à conta de "Fargo".


Curiosamente, todos os actores galardoados nas categorias de interpretação são europeus: "Melhor Actor" - Daniel Day-Lewis [Grã-Bretanha]; "Melhor Actriz" - Marion Cotillard [França]; "Melhor Actor Secundário" - Javier Bardem [Espanha]; e "Melhor Actriz Secundária" - Tilda Swinton [Grã-Bretanha]. Há mais de 40 anos que Hollywood não premiava apenas actores não americanos.


"Haverá sangue" concorria a oito prémios e venceu em apenas duas categorias: "Melhor Fotografia" e "Melhor Actor".


"Michael Clayton" - Uma questão de consciência" concorria em sete categorias e venceu apenas na de "Melhor Actriz Secundária". "Expiação" foi, também, um dos grandes derrotados da noite. A película concorria a sete troféus e foi distinguida apenas com a [merecida] estatueta para "Melhor Banda Sonora", entregue a outro europeu, o italiano Dário Marianelli.


O inspirado "Juno" arrecadou o Óscar para "Melhor Argumento Original" entregue a Diablo Cody.


A cerimónia foi apresentada pelo genial Jon Stewart e não faltaram as [previsíveis] piadas à greve dos argumentistas e às presidenciais norte-americanas.

Melhor filme: "Este país não é para velhos" - Joel e Ethan Coen

Melhor realizador: Joel Coen e Ethan Coen ("Este país não é para velhos")

Melhor actor: Daniel Day-Lewis ("Haverá sangue")

Melhor actor secundário: Javier Bardem ("Este país não é para velhos")

Melhor actriz: Marion Cotillard ("La Vie en Rose")

Melhor actriz secundária: Tilda Swinton ("Michael Clayton - Uma questão de consciência")

Melhor guião adaptado: Joel Coen e Ethan Coen ("Este país não é para velhos")

Melhor guião original: Diablo Cody ("Juno")

Melhor filme de animação: "Ratatui" (Disney)

Melhor filme estrangeiro: "Os falsificadores" - Stefan Ruzowitzky (Áustria)

Melhor banda sonora original: Dario Marianelli ("Expiação")

Melhor canção original: "Falling Slowly" ("Once")

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Casa com vista para o mar

Dido - Life For Rent

domingo, fevereiro 10, 2008

David Fonseca no Olga Cadaval: Sonhos de uma noite de Inverno

David Fonseca levou os seus "Dreams in Colour" ao Centro Cultural Olga Cadaval, na mágica, mítica e mística Sintra.

A primeira música que se ouviu na sala, cuja acústica será, porventura, uma das melhores do país, foi, precisamente o tema-título do novo disco, interpretado no corredor central. Seguiu-se um alinhamento coerente, dívidido entre os três discos do músico, com maior incidência no mais recente.

David Fonseca pouco tem a provar. Já lhe conhecemos a capacidade vocal assinalável e a postura sóbria, segura e louca q.b., bem como o sentido de humor. Nada disso faltou neste concerto. E o leiriense voltou a demonstrar que é, actualmente, um dos artistas portugueses com maior sentido de espectáculo, ao combinar, com mestria, as componentes sonora e visual.

"Dreams In Colour" funciona bastante bem ao vivo, desde o assobio inconfundível de 'Superstars', passando pelo electrizante 'Silent Void', o frenético 'This Raging Light' e a melódica 'Kiss Me, Oh Kiss Me', sem esquecer '4th Chance' e 'I See The World Through You'.

David Fonseca ameaça tornar-se o rei dos covers. Sem os desvirtuar, o músico apodera-se de clássicos como 'Rocket Man' [Elton John], 'Song To The Siren' [Tim Buckley], 'Billie Jean' [Michael Jackson], 'All Day And All Of The Night' [The Kinks] ou 'Im On Fire' [Bruce Springsteen] e faz deles momentos verdadeiramente únicos. A cereja em cima do bolo foi a interpretação de 'Video Killed The Radio Star', que fez a ponte para 'The 80's' e 'Umbrella', de Rihanna, em formato assobio, antes de 'Superstars'.

Foto: Mário Guilherme

'Someone That Cannot Love', 'Hold Still', cantado a meias com Rita Redshoes, 'Our Hearts Will Beat As One', 'Who Are U' e tantas, tantas outras músicas, fizeram de canda momento do concerto, um instante especial e pleno de emoção.

Rita Redshoes actuou na primeiras parte e apresentou os temas de "Golden Era", o seu primeiro disco em nome próprio, depois das aventuras nos Atomic Bees, em vários outros projectos e na banda de suporte de David Fonseca. Como não podia deixar de ser, 'Hey Tom' e 'Dream On Girl' foram os temas mais aplaudidos mas, há que o dizer sem reservas, o disco desta senhora há-de ficar, seguramente, na lista dos melhores de 2008.

O alinhamento do concerto de David Fonseca no Olga Cadaval foi o seguinte:
Dreams In Colour
4th Chance
Our Hearts Will Beat As One + Song To The Siren [Tim Buckley]
Swim
Who Are U?
Someone That Cannot Love
Umbrella [Rihanna]
Superstars
Silent Void
Kiss Me, Oh Kiss Me
Hold Still ft Rita Redshoes
Rocket Man [Elton John]
This Raging Light
The 80's + Video Killed The Radio Star [Buggles]
Adeus, Não Afastes Os Teus Olhos dos Meus

Encore
Dartacão e os Três Moscãoteiros
Eu Não Sei Dizer
Billie Jean [Michael Jackson]
I'm On Fire [Bruce Springsteen]
See The World Through You
Angel Song
All Day And All Of The Night [The Kinks]

2ºEncore
Superstars