>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

domingo, junho 01, 2008

Rock In Rio: o furacão Alanis

Alanis Morissette foi a segunda artista a subir ao Palco Mundo, no segundo dia do Rock In Rio 08. Qual furacão, a cantora canadiana conquistou o público da primeira à última música, provando que o palco é o seu reduto e que mantém a energia e poder do rock no feminino que a tornou conhecida há mais de uma década.

O início do espectáculo foi ao som do arrepiante 'Uninvited', tema maior da banda-sonora do filme "Cidade dos Anjos". Logo o público se rendeu à voz e simpatia da artista que, da forma algo naíf que lhe é caracteristica, tomou a Cidade do Rock de assalto e, qual felina, comandou as hostes na Bela Vista durante mais de uma hora. «Olá! É muito bom estar de volta! Obrigado por nos receberem», referiu Alanis no início da actuação. Havia de seguir-se um alinhamento coerente, repartido pelos seus vários álbuns e assente, sobretudo, nos êxitos, o que terá ditado o sucesso do espectáculo. À segunda música a plateia viajou até 1995, ao som do agressivo 'All I Really Want', o tema de abertura do disco "Jagged Little Pill", até à data, o trabalho de maior sucesso na sua carreira, com mais de 35 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Treze anos depois os, agora, clássicos desse álbum continuam a ser os pontos altos de cada concerto da canadiana e ela fez questão de sacar da harmónica para cantá-los a quase todos, de 'Hand In My Pocket' ao hino 'You Learn', passando pelo girl-power provocativo que é 'You Oughta Know', e pela fabulosa 'Perfect', dedicada ao público e um dos momentos mágicos da noite.

Como é hábito nos seus espectáculos, 'Ironic' foi cantado a uma só voz, mais até pelos seguidores do que pela cantora, num dos pontos altos da actuação. Também não faltou o típico movimento giratório com a cabeça virada para baixo, ou sequer os rodopios intermináveis que são uma das suas imagens de marca, sendo que Alanis, ao contrário de outras divas, não costuma tropeçar ou cair. Do novo disco, "Flavors Of Entanglement", com edição marcada para a próxima Segunda-feira (02 de Junho), ouviu-se o single 'Underneath' e 'Citizen Of The Planet', a faixa que abre o longa-duração, cujo riff de guitarra lembra Jimmy Page. Entre uma e outra canção, a artista ia apresentando os músicos da sua coesa banda, composta por um teclista, um baterista, um baixista e um guitarrista.^

A inevitável 'Thank You', tema maior do segundo disco, "Supposed Former Infatuation Junkie", fechou o serão em jeito de agradecimento mútuo e foi o culminar de um concerto que só pecou por ser algo curto e por não ter tido um encore (imposição da organização?). Durante toda a apresentação Alanis esteve em comunhão com a plateia que assistia, ora letárgica, a beber o sumo de cada nota musical tocada e de cada palavra cantada, ora em êxtase, a vibrar de forma explosiva. De guitarra em punho, a pequena canadiana mostrou que ainda sabe, e bem, defender a bandeira do rock no feminino e protagonizou, porventura, um dos grandes concertos da edição deste ano do Rock In Rio Lisboa.

O alinhamento do espectáculo foi o seguinte:
Intro - Moratorium
Uninvited
All I Really Want
8 Easy Steps
Perfect
You Learn
Citizen Of The Planet
Hand In My Pocket
Underneath
Moratorium
You Oughta Know
Ironic
Thank You

in Cotonete.

Fotos: Mário Guilherme

2 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial