>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

domingo, novembro 16, 2008

Keane arrasam no Coliseu

À hora marcada, ou não estivéssemos a falar de uma banda britânica, os Keane subiram ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. À espera do grupo estava uma sala a rebentar pelas costuras. Ao contrário de anteriores prestações bastante mais mornas, desta vez Tom Chaplin e companhia protagonizaram um concerto memorável, pleno de energia e entrega, da primeira à última música.

O início da actuação deu-se com ‘The Lovers Are Losing’, um dos singles do novo disco, “Perfect Simmetry”, recentemente editado. Logo o público demonstrou estar aos pés da banda, respondendo entusiasticamente com palmas e entoando em uníssono grande parte das canções, em clima de festa.

Ao fundo do palco, uma parede de cubos coloridos não só recriava o grafismo do novo trabalho como servia de projector para diversas imagens e animações. Embora o novo álbum tenha dado o mote para o regresso ao nosso país, o alinhamento acabou por ser bastante coerente, já que se centrou nos três trabalhos do colectivo, com os tugas a reagir, naturalmente, com particular entusiasmo às canções de “Hopes And Fears” (2004) e “Under The Iron Sea” (2006). Assim, músicas como ‘Everybody’s Changing’, ‘Nothing In My Way’, ‘This Is The Last Time’, ‘Bend And Break’ e sobretudo ‘Somewhere Only We Know’ e ‘Crystal Ball’ ditaram o sucesso do espectáculo.

É absolutamente inegável e incontornável a entrega do vocalista – que está bastante mais magro, diga-se – em palco. Muito embora seja brilhantemente secundado pelos companheiros de banda, Tom Chaplin é a alma dos Keane. O cantor não parou um segundo, ora de guitarra em punho, ora junto às primeiras filas a curtir com os fãs. O espectáculo havia de terminar em verdadeira apoteose, cerca de uma hora e meia depois de ter começado, ao som das obrigatórias ‘Is It Any Wonder?’ e ‘Bedshaped’ e com Chaplin a segurar uma bandeira portuguesa. O cantor confessou ter plena noção de que o último concerto da tour em Lisboa seria uma celebração. O feeling do músico não podia estar mais correcto. Lisboa assistiu a um dos grandes concertos de 2008. Esperemos que estes rapazes não levem mais três anos para voltar ao nosso país.

A primeira parte do espectáculo foi assegurada pela “nossa” Rita Redshoes. A menina dos sapatos vermelhos, e candidata ao Best Portuguese Act nos MTV EMAs 2008, foi o teaser perfeito para os Keane. Cada vez mais dona dos palcos, a antiga vocalista dos Atomic Bees encantou com as composições melancólicas e melodiosas do seu disco de estreia, “Golden Era”, como ‘Choose Love’ e ‘Minimal Sounds’ e as conhecidas ‘Dream On Girl’, ‘Hey Tom’ e ‘The Beggining Song’, além de 'Stupid Song', um inédito com o qual abriu a actuação.

O alinhamento do concerto dos Keane foi o seguinte:

The Lovers Are Losing
Better Than This
Everybody’s Changing
Nothing In My Way
Again And Again
You Don’t See Me
This Is The Last Time
Spiralling
Bend And Break
Try Again
We Might As Well Be Strangers
You Haven’t Told Me Anything
A Bad Dream
Perfect Symmetry
Somewhere Only We Know
Crystal Ball

Encore
Black Burning Heart
Is It Any Wonder
Bedshaped

E as canções interpretadas por Rita Redshoes foram:
Stupid Song
Dream on Girl
Your Waltz
Choose Love
Minimal Sounds
The Beginning Song
Hey Tom

in MTV.pt

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial