>>Musicology::

Musica :: Cinema :: Moda :: Everyday Life :: Isto anda tudo ligado

segunda-feira, julho 25, 2005

Green Day (em) grande(s)

Sempre achei piada aos Green Day, a mesma piada que encontro hoje em Avril Lavigne, muito por conta da irreverência juvenil que transmitiam os rapazes no inicio de carreira e que a canadiana encarna na perfeição.
Em relação aos Green Day a minha opinião mudou bastante: deixei de, simplesmente, gostar para passar a admirar. E porquê? Por causa de “American Idiot”, o último álbum da banda norte-americana…
O grupo de Billy-Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tre Cool diz que o disco é uma ópera rock que «pormenoriza a alienação e a desilusão do cidadão americano, sob a administração Bush, pós-Guerra contra o Terrorismo». Como se isto não bastasse, estes meninos ainda fizeram campanha junto da malta mais jovem lá nos States para que não se abstivessem nas ultimas presidenciais. E os Green Day não foram a única voz do mundo da musica que se insurgiu contra Bush…Ainda assim o desfecho foi o que se conhece…
Anyway, vão-se os protestos, ficam as canções. E que bela colheita que é “American Idiot". A linha condutora continua a ser a mesma: está lá a essência roqueira do trio e o som também não mudou muito; transformou-se a mentalidade e a forma de estar do colectivo, transmitida, e bem, através das letras… E é muito por isso que hoje, mais do que em 1994, admiro o trabalho dos Green Day.
Vejam, por exemplo, o ataque cerrado que é a faixa “American Idiot” e as metáforas em “Boulevard Of Broken Dreams” e “Wake Me Up When September Ends”, os três singles. Reparem nos vídeos, nas mensagens que encerram e no bom gosto extremo de quem os fez… O single novo, “Wake Me Up When September Ends”, foi de resto o mote para este post… Acho a musica simplesmente fabulosa.
Parabéns rapazes! Continuem a fazer discos assim. O people agradece!

3 Comentários:

  • Às terça-feira, julho 26, 2005 2:19:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Depois da tempestade vem a bonança. Depois de uma travessia longa em deserto criativo, os Green Day surpreenderam, não só pelo bom trabalho, mas pela capacidade de renascer das anunciadas cinzas. Quando assim acontece, mesmo que não sejamos grandes apreciadores da "onda", é sempre de louvar.

     
  • Às terça-feira, julho 26, 2005 4:44:00 da tarde , Blogger Nuno disse...

    Por acaso não acho muita piada ao "Boulevard of Broken Dreams". Acho-a uma música muito "normal" e nada surpreendente. No entanto, fiquei curioso para decobrir o resto do álbum. Prometo que o vou fazer e, quem sabe, modificar a opinião que tenho sobre eles. Prometo!

     
  • Às terça-feira, julho 26, 2005 4:50:00 da tarde , Blogger Musicology disse...

    A "Boulevard Of Broken Dreams" entrou, logo às primeiras audições, para a minha galeria de musicas preferidas. Na minha opinião é uma das melhores musicas dos ultimos tempos... A "Wake Me Up When September Ends" não fica nada atrás.
    Mas enfim...gostos não se discutem, como se diz por aí...

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial